Abril, 24 (5/29) – CaixaForum, vários mercados famosos, a pouco conhecida Plaza de la Villa e finalmente meu primeiro museu, Museo Thyssen-Bornemisza

051
Estación de Atocha

O passeio de hoje começa na CaixaForum, um espaço sócio-cultural em um edifício inovador, um verdadeiro ícone da cidade.

CaixaForum Madrid

O muro verde chama muito a atenção, junto com o próprio prédio em si, que dá a impressão de flutuar, já que a parte inferior parece vazia.

014

Rapidamente vou para baixo do prédio, há até uma pequena cascata aqui.

012

Algumas exposições são muito … diferentes!

009

Até as escadas refletem o ineditismo do espaço, desde as que ficam na entrada principal…

010

… até aquelas que levam aos vários andares.

011

Hora de continuar a caminhada do dia, já que a região tem seus vários monumentos e prédios de interesse.

 019005

Este prédio da foto anterior é do Ministério de Agricultura.

Estación de Atocha

Bem aqui ao lado está a Estación de Atocha, um complexo ferroviário dos mais utilizados do país. Reúne metrô e trem para os mais variados destinos na EspanhaEuropa, está aqui deste 1851.

036

Como eu esperava, é uma estação monumental.

048051046

O cuidado é tanto que até um jardim com lago, chamado aqui de invernadero tropical, serve literalmente como um oásis no meio de tanta gente.

049

Interessante é que no final do século XX, muita gente abandonava aqui animais exóticos, como por exemplo as tartarugas da Flórida, como informa a Wikipedia e como mostra a foto seguinte.

050

Plaza de Santa Ana

Dentre os vários aplicativos que gosto de usar, um é o Madrid City Walks, há várias sugestões de passeios a pé por regiões de Madrid.

054

Um deles recomenda visitar a Plaza de Santa Ana, perto daqui. Vou para lá, sempre apreciando a beleza que insiste em aparecer na minha frente.

052

Puxa, que bela a praça, ainda bem que o City Walks me trouxe aqui.

059

O prédio bonito no fundo da foto é um dos vários restaurados aqui, funciona hoje um hotel.

No outro lado da praça funciona o Teatro Español, também um imponente prédio.

061 062

Continuando a caminhada rumo ao próximo destino, passo em frente ao Congreso de los Diputados.

069063

Para tudo quanto é lado, há o que fotografar.

065

Museo Thyssen-Bornemisza

Há três museus obrigatórios em Madrid, um é o Museo Thyssen-Bornemisza. Procurando dicas de melhores dias para visitá-lo, vi que as 2as. feiras têm entrada gratuita das 12h às 16h. Fiquei pensando que não valia pena vi aqui neste dia, as filas deveriam ser enormes.

Pois então, acabei encontrando uma dica dizendo que as filas são realmente bem grandes, mas andam rapidamente. Ai pensei em chegar meia-hora depois de abertas as portas, o que foi uma grande ideia – modéstia à parte. Cheguei no museu e não havia fila alguma, foi muito tranquilo.

E o museu já chama atenção tanto do lado de fora…

071

… quanto no hall de entrada.

072

Bom, já que estou em um museu com várias pinturas, nada mais natural do que mostrar algumas que chamaram minha atenção.

073
La casa gris, Marc Chagall, 1917

075
Sueno causado por el vuelo de una abeja alrededor de una granada un segundo antes del despertar, Picasso, 1944

Sem querer dar uma de entendido, adorei este quadro do Picasso. Fiquei um bom tempo na frente dele, depois voltei e fiquei mais um pouco (rs). Acho que vou usar a foto na área de trabalho de meu computador.

077
Mujer en el baño, Lichtenstein, 1963

080
Interior de una iglesia, Emanuel de Witte, 1669

Engraçado, algumas obras chamam mais a atenção do que outras. Eu estava justamente escutando uma funcionária do museu conversando com uma turista sobre este assunto quando encontrei o quadro da foto anterior. Fiquei impressionado, como alguém consegue pintar algo com tanta precisão de detalhe assim. É impressionante.

Veja só na foto seguinte os lustres e até mesmo as correntes que os prendem ao teto. Insisto, é impressionante

081

083
“Les vessenots” en Auvers, Vincent Van Gogh, 1890


086
Bailarina basculando (Bailarina verde), Edgar Degas, 1877-1879

088
Atardecer, Edvard Munch, 1888

094
Santa Catalina de Alejandria, Caravaggio, 1597

090
La casa entre las rosas, Claude Monet, 1925

Ah, esta foto anterior eu tenho um carinho especial. Eu estive nos jardins da casa de Monet em Giverny na França. Eu vi estes jardins que Monet plantou e usou como cenário de seus quadros. Que bom!

Uma última olhada nas galerias do museu.

092

Pronto, vamos voltar a caminhar na rua.

097

Mercado de San Antón

Madrid é uma cidade com muitos mercados, estou ficando com fome, vou aproveitar para conhecer um que fica aqui bem perto, o Mercado de San Antón.

098 099

É bem diferente do que estive ontem, Mercado de San Fernando, que tem mais cara do Mercadão em São Paulo. Este de agora parece mais um da região dos Jardins.

É no andar superior que há mais locais para comer.

101

Sempre fico meio perdido na hora de escolher o que comer. Como este é um mercado muito frequentado por turistas, os comerciantes sabem desta confusão, aqui o cardápio é ao vivo.

104

Escolhi a opção do meio da fila de cima, tiras de pollo de corral con salsa y patatas.

102

Estava bom, mas … pareceu um pouco nuggets com molho barbecue do McDonald’s. Nada de muito excepcional.

Huerto de Lucas e Mercado San Ildefonso

Eu não falei que Madrid tem muitos mercados? Ainda em São Paulo, eu havia lido algo sobre um mercado alternativo, com produtos 100% naturais, o Huerto de Lucas. Fica por aqui, vou ver.

105

Bem diferente, pessoas diferentes. E olha o aviso na porta, gostei muito. Tenho certeza de que minha mulher também gostará.

106

Esta é um local de alimentação em que cachorros são bem vindos! Excelente!

Algumas quadras de distância para chegar a mais um mercado, Mercado San Ildefonso.

108

Mais animado, com muita gente jovem, todo mundo muito alegre. E ao contrário dos outros mercados em que foi difícil chamar a atenção dos atendentes, aqui todo mundo me olha e pergunta o que quero comer. Me senti muito à vontade, pena que já havia almoçado.

107

De volta à caminhada.

109

Da rua mais tranquila acima, chego em uma quadra bem movimentada e cheia de lojas. Confiro no Google Maps o local, de fato aqui parece um shopping a céu aberto.

110

Edifício Telefónica

Chego na Gran Via, bem no prédio da Telefónica, que era meu objetivo para agora.

Está valendo muito a visita, porque aqui a beleza está tanto dentro…

115 116 117

…quanto fora.

119

Em uma rua paralela, o TripAdvisor dá uma dica, Real Oratorio del Caballero de Gracia.

127
O comentário diz que Juan de Villanueva conseguiu criar um efeito de grande monumentalidade com as 14 colunas no interior da igreja. Preciso entrar para ver.
123
De fato, impressiona!
TripAdvisor continua ajudando, agora vejo o nome de mais uma igreja em meu caminho, Iglesia de San Ginés.
128 131
Esta está fechada agora, não vou conseguir entrar. Mas pelo menos posso aproveitar o quarteto que toca música clássica do lado de fora. E toca muito bem!
134
Mercado de San Miguel
Hoje é o dia dos mercados, há mais um que marquei no Google Maps, está há três quadras daqui. Vou lá!
138
Nossa, me parece o mais variado de todos eles. Junta a simplicidade do Mercado San Fernando, a beleza do Mercado de San Antón e a simpatia do Mercado San Ildefonso. Para mim, é o melhor que vi até agora.
139 140
Já almocei, não tenho fome, mas preciso experimentar algo. Minha gula quase fez eu comprar um cone de fritas ou um copo de vinho, mas acabei ficando em um chupito de yogur.
Muito gostoso, mas … muito pequeno (rs).
Agora é a vez de prestar atenção no City Walks Madrid fala sobre o menor prédio em Madrid, fica no número 61 da Calle Mayor, apenas 5 metros de largura. Ah, essa eu preciso ver.
 146 149
Gostei tanto que vale uma selfie.
153
Todos estão reclamando que não sorrio nas fotos, eu tentei nesta. Bem, parece que o sorriso ainda não apareceu, mas pelo menos não estou de cara amarrada (rs).
E bem aqui do lado uma “surpresa inesperada”, a Plaza de la Villa.
161
É um destes lugares em que temos a sensação de voltar no tempo. Que lugar bonito! E está cheio de turistas, dado seu valor histórico e beleza atual.
158
TripAdvisor me ajuda a descobrir duas coisas importantes. Primeiro, o nome de uma das construções da praça, a Casa y Torre de Los Lujanes.
171 173
… e a Estátua de Don Álvaro de Bazan.
170 175
Eu até poderia ir mais a fundo no valor histórico desta praça, desta casa e desta estátua, mas confesso que a esta altura do dia estou exausto. É melhor descansar, preciso juntar forçar para aproveitar completamente o dia de amanhã. E os outros :-).
Ainda falando em história, li no City Walks que estes arcos que dão acesso à Plaza Mayor – sim, ela está aqui ao lado – também têm seu significado. Mas não será hoje que vou descobrir, vou apenas fotografar.
179
No caminho do metrô, fico impressionado com a quantidade de turistas. Hoje é 2a. feira, mas olha só a multidão por aqui. Parece que nunca acaba.
180
A estação que tenho usado algumas vezes é a Sol, uma das maiores. São várias linhas passando por aqui, é um cruzamento incrível de gente.
182190184

Consegui passar, vou para casa. Até o próximo post!

6 pensou em “Abril, 24 (5/29) – CaixaForum, vários mercados famosos, a pouco conhecida Plaza de la Villa e finalmente meu primeiro museu, Museo Thyssen-Bornemisza

  1. Uau!!! O dia que eu mais gostei!!!
    Mercadinhos, museus(
    Degas,Caravaggio, Monet….), muro verde….
    Amei!!!!!
    Besos

      1. Estou surpresa mesmo, muita coisa bonita e a gente esquece na hora de comentar.
        Talvez um dia eu perdoe a Espanha…
        Besos

  2. Depois de dias escondida no meio de provas de recuperação, parei para dar uma volta por Madri para recuperar as minhas forças. Quanta arte! Dentro e fora, quadros maravilhosos, pintores fantásticos , arquitetura deslumbrante e mercados convidativos. Fico imaginando eu e a Ci nesses mercados. kkkkkk
    Vou em frente! bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *