Abril, 22 (3/29) – Plaza de Colón, Paseo de Recoletos, Paseo de la Castellana , Jardines del Descubrimiento, Matadero e até uma coleção famosa de obras de Goya

079
Matadero, um dos melhores centros culturais de Madrid

Vai acontecer amanhã, domingo, a EDP Rock´n´Roll Madrid Marathon. É uma prova classificada como Gold Label pela Federação Internacional de Atletismo, a máxima posição que uma corrida pode receber. Tudo indica que será uma grande festa. E hoje os patrocinadores fazem uma feira expondo seus produtos. Vou lá conhecer, aproveito para ver como é o IFEMA – Feria de Madrid.

 IFEMA – Feria de Madrid

Puxa, aqui está cheio de gente. Muita gente!

001

Nem vou colocar outras fotos porque só apareceria a multidão e os patrocinadores. De qualquer forma, estou gostando muito da visita, dá gosto ver o entusiasmo do pessoal aqui.

IFEMA é um local gigantesco, outras feiras estão acontecendo agora. Uma delas é sobre franquias e outra é um festival de mangás. É por isso que vi muita gente fantasiada vindo para cá de metrô, os famosos cosplays. Olha só bem no meio da fila uma pessoa fantasiada de … bem, não sei exatamente (rs).

006

Bem, tenho vários pontos a visitar hoje, vamos continuar o passeio. A próxima parada é a Plaza de Colón.

009 

Por esta foto, dá para ver dois pontos de interesse. O primeiro, as Torres de Colón, dois prédios gêmeos com 116 metros de altura e 23 andares. Estão na lista dos edifícios mais altos de Madrid.

007

A estátua na outra parte da foto é Cristóvão Colombo. Sim, Colón é Colombo. Eu não sabia até chegar aqui (rs).

008

Abaixo da estátua de três metros de altura está uma base ricamente trabalhada, tudo em mármore branco.

018

Duas grandes avenidas bem conhecidas de MadridPaseo de Recoletos Paseo de la Castellana começam/terminam na estátua de Colombo. A Paseo de la Castellana me faz lembrar a Champs Elysees em Paris.

012

Ainda bem aqui nesta quadra fica o Platea Madrid, um espaço gastronômico chique e também escritórios. E olha na porta o que fica aqui, o Consulado Geral do Brasil.

014 013

Ainda nesta mesma região – ufa, quanta coisa para ver aqui – fica também a Biblioteca Nacional de España.

016 017

Certamente este é um local que pretendo entrar … outro dia. Agora já são mais de 14h, hoje é sábado, a biblioteca já está fechada.

Também aqui estão os Jardines del Descubrimiento.

021 025

Acredita-se que esta bandeira da Espanha é a maior do mundo. Tem 21 x 14 metros e pesa 35 quilos, seu mastro tem 50 metros de altura. Seu eixo gira com o vento para que a bandeira não se enrole. Para evitar problemas, é trocada periodicamente.

Se a maior bandeira do mundo chama a atenção, fico intrigado também com o Monumento al Descubrimiento de América, por quatro grandes blocos com alusões ao descobrimento.

023 019

Leio na Wikipedia que o projeto original dos jardins incluía uma cascata, ela foi desativada porque estava havendo muita infiltração no Centro Cultural de la Villa, um dos centros de atividades mais importantes de Madrid que ocupa todo o subsolo destes jardins.

TripAdvisor indica aqui na região um ponto imperdível, a Plaza de Salvador Dalí.

027

O artista criava algumas coisas bem diferentes, como será esta praça?

030 028

Diferente mesmo. Até o espaço em que são plantadas as árvores têm a cara do Dalí.

031 035032 033

No final da praça o WiZinkCenter, ginásio poliesportivo. Parece que é um dos maiores da cidade, ontem mesmo houve um grande jogo de basquete com o Real Madrid.

034

Para chegar na Plaza de Salvador Dalí eu me afastei bastante da Plaza de Colón, vou pegar o metrô para voltar até lá. E faço isso não só para descansar, como também porque a estação de metrô Goya, a mais perto daqui, exibe a coleção Caprichos de Goya.

037

Nossa, que bom ter vindo. Segundo inscrição aqui, estes 80 quadros representam a obra mais importante de Goya e uma das criações mais importantes da arte universal. Só isso!

038

Passou um carro do metrô agora, nem entrei. Fiquei mais um pouco apreciando os quadros!

Bom, estou de volta na Paseo de la Castellana e um prédio chama minha atenção. A princípio pensei até que era uma igreja, mas uma inscrição na porta fala em moda. Deve ser uma grande loja, o prédio parece bonito, vou entrar.

041

Uau, não esperava por esta. É um belo shopping!

042 043

Valeu a entrada!

Estava passando por aqui a caminho de um museu de escultura ao ar livre. Vi um texto falando sobre a criatividade do espanhol, que este museu é uma prova disso. Tenho que ver, claro.

053 059

Haja criatividade. Este museu fica sob uma ponte, acima está o Paseo de Eduardo Dato.

047 048 050 052 063

Olha só que interessante esta última escultura que vou mostrar, chama-se Atravessando a parede. Não poderia ter outro nome…

064

Vou fazer agora algo que gosto muito, ir de ônibus para meu próximo destino. Acho que assim posso ver muita coisa na cidade com o maior conforto possível.

067 069

Chego ao Matadero, hoje totalmente convertido em um dos melhores centros culturais de Madrid. E, por ironia do destino, a três quadras da casa em que estou :-).

079

Uma vez por mês acontece aqui uma feira dos produtores de Madrid, para minha alegria é hoje.

080

Mesmo sendo quase 6 da tarde, acabei de comer alguma coisa e não tenho fome. Mas preciso pelo menos experimentar algo. Ah, já sei.

085

Um sorvete feito com leite direto das fazendas da região, o sabor é chocolate com oreo. Eu não sabia o que era oreo, depois minha mulher falou pelo Messenger que era uma bolacha.

Matadero ficou realmente muito bom, é um centro cultural de primeira. Estou agora ao lado de uma exposição de fotos tão interessante que faço questão de mostrar. E com uma selfie!

086

A foto se chama Googlegrama e é uma montagem de várias fotos menores.

091 089 093 094

Para terminar, últimas fotos do Matadero. Estas primeiras lembram o local original…

097 100

… outra mostra que o local pode também ser bem colorido …

101

…e para terminar com chave de ouro não poderia faltar um espaço para a dança da terceira idade. Esta é uma sala cheia de pessoas com espírito jovem dançando e dançando. Não é possível entrar e tirar fotos, mas não a fotografar do lado de fora.

102

Acho que esta espanhola gostou.

Até amanhã!

6 pensou em “Abril, 22 (3/29) – Plaza de Colón, Paseo de Recoletos, Paseo de la Castellana , Jardines del Descubrimiento, Matadero e até uma coleção famosa de obras de Goya

  1. Adorei esse passeio. Achei um dos mais diferentes que você fez nessas viagens, nem sei bem o porquê. Mas foi o que senti, tudo encantador. Tudo cheio e arte, poesia! Até amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *