Abril, 21 (2/29) – Casa de Campo, Goya, Príncipe Pío, Parque del Oeste, El Corte Inglés, Plaza de España, Gran Via, Puerta del Sol e Plaza Mayor

 091
Edifício España – Plaza de España

Estou na linha 3 do metrô indo para meu primeiro destino de hoje, já gostando do que estou vendo: carro limpo, confortável e sem portas separando cada um deles. É bom, assim podemos mudar se houver muita gente no carro em que entramos.

É assim também na linha 4 em São Paulo.

008

Enquanto a viagem segue, baixo o jornal 20 Minutos no celular e confiro as notícias do dia aqui em Madrid.

003

Olha só, hoje é o Día del Libro, vão acontecer várias atividades na cidade. Vou ficar de olho.

Como está uma 6a. feira ensolarada, escolhi um local que combina, Casa de Campo. É uma grande área verde, tem parque de diversões, planetário, quadras e tudo que um lugar assim deveria ter.

011 014

Li um comentário comparando Casa de Campo ao Central Park, o texto diz que aqui é muito maior do que o parque em Nova York. Bem, pode até ser, mas está longe de ter o mesmo charme e número de frequentadores. Mesmo assim, certamente vale a visita. E muito!

Como não poderia deixar de ser, o cuidado com fatos históricos está bem presente.

016

Este é o Acueduto de Sabatini, está em pleno processo de restauração, era usado para irrigação de áreas frutíferas na região. O ano? 1778!

Já na saída da Casa de Campo encontro o Ribera del Manzanares e começo a observar as notícias que havia lido no Brasil sobre um grande parque sendo construído por aqui. A ideia é tornar o local um ponto importante para o lazer dos madrilenhos.

022019

E estão caprichando. Esta foto anterior mostra o Salón de Pinos, muito bem cuidado.

Embora eu tivesse planejado muitos pontos desta visita a Madrid, sempre há muitas surpresas. O TripAdvisor mostra que aqui há uma pequena igreja com pinturas restauradas de Goya. Vou ver!

027 025

Valeu a visita. Pena que as fiscais na sala ficam de olho nos turistas, fotos são absolutamente proibidas. Mas bem que eu queria fotografas as obras, estão em sua maioria no teto da igreja e são muito bonitas.

As placas na rua indicam um centro comercial, provavelmente é o que conhecemos no Brasil como shopping. Pesquisando um pouco em meu celular, vejo que o centro faz parte da estação Príncipe Pío, de metrô e trem. E que é parte da antiga Estación del Norte, plenamente restaurada. Ah, essa eu tenho que ver.

A entrada promete…

030

…e o interior também!

031032

Na parte oposta à que entrei, vejo mesmo que há trens e metrô por aqui.

034 035

Do lado de fora da estação, vejo um pórtico que me faz lembrar – bem distante – o Arco do Triumfo. Pesquiso no Google Maps e vejo o nome, Puerta de San Vicente.

041 036

Este tipo de obra era comum na antiga Madrid. Esta aqui, informa a Wikipedia, nem é a porta original existente entre 1775 e 1892 do arquiteto Francesco Sabatini (olha o Sabatini novamente, deve ter sido ele que projetou o aqueduto que vimos em uma foto anterior), uma réplica construída em 1995.

Bem, vamos ao próximo destino, o melhor caminho segundo o Google Maps é cruzando o Parque del Oeste. Que bom, gosto muito de parques. Vamos lá!

Bem, o começo é bem desafiador. Embora eu goste também de escadas, esta foi bem difícil. Acho que foi a escada que mais me deixou cansado em toda a minha vida (rs).

044

Parque del Oeste vale mesmo a visita, é bem cuidado.

045

TripAdvisor indica um ponto imperdível por aqui, Jardines de la Rosaleda.

049

Se é imperdível, não posso perder (rs).

048050 051065 053 056 057 058 062059

Um lugar realmente lindo. Li um comentário no TripAdvisor, a pessoa falava que vinha sempre aqui e que cada visita mostrava coisas novas. Acredito!

Já do lado de fora do jardim, fico pensando em quem mora nestes prédios ao lado. Que vista!

066

Estou agora em um ponto mais residencial, os prédios sempre muito característicos.

075

TripAdvisor sugere por aqui o Casa Gallardo, um edifício histórico, um dos poucos que sobraram intactos desde sua construção.

070

Impressionante. E por isso mesmo dou uma espiadinha em seu interior.

073

Falando em espiadinha, desde outras viagens sempre tive curiosidade de ver estes estacionamentos subterrâneos que existem nas grandes cidades. É hoje que resolvo isso!

076 074

É um aproveitamento muito inteligente das áreas subterrâneas para estacionamento de carros. Perfeito!

Estou bem perto de um dos pontos comerciais mais conhecidos da cidade, a esquina da Calle de la Princesa Cale de Alberto Aguilera.

080

Como o mapa também mostra, aqui está uma das várias El Corte Inglés de Madrid, um paraíso para quem gosta de compras.

084 086

Entrei na loja, subi aos vários andares, mas como não sou muito ligado à lojas assim, já saio rapidamente rumo a meu próximo destino, Plaza de España.

094

Ah, agora sim estou mais contente. Em um dos lados da praça está o monumento a Miguel de Cervantes, com seu Don Quixote Pancho.

106 108

Aqui vale até uma selfie.

120

Os grandes edifícios altos no fundo são bem representativos em Madrid, mas o sol está prejudicando a foto. Vou tirar outra, sem selfie.

110

Ah, agora sim, vamos chegar mais perto destes edifícios. Antes, porém, mais algumas fotos deste monumento, que é bem rico em detalhes.

122 123

Bem de frente à Plaza de España está o Edifício España,

091

É um arranha-céu, tem 25 andares e 117 metros de altura e é o oitavo mais alto da cidade. Junto com a Torre Madrid bem aqui ao lado…

124

…forma um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes da cidade.

Até 2006 abrigava o Hotel Crowne Plaza, um centro comercial, apartamentos e escritórios, mas está vazio agora. O prédio já foi comprado por investidores, que devem fazer sua restauração preservando a fachada.

Merece mais uma selfie :-).

101

Aqui começa a Gran Via, talvez uma das mais conhecidas de Madrid.

130

Se minha memória não falha, a foto desta esquina sempre aparece quando se fala de Madrid. Pronto, agora eu tenho a minha própria!

Os prédios são bem interessantes…

137

…tem um pouco de Broadway

139

…muitos e muitos turistas…

143

…e até Five Guys, que conheci em Nova York e agora vejo em praticamente todas as cidades em que vou.

153

O passeio pela Gran Via enche os olhos.

148

Este prédio da direita é um cinema, Cines Callao

150

…e o da esquerda começa a definir para mim um estilo bem típico dos edifícios mais antigos aqui em Madrid. Vale chegar mais perto.

151 155

Estou entrando agora na Calle del Carmen, vejo mais um El Corte Inglés. Como hoje é dia do livro, a várias barracas com vendas de livros.

157

Nem acredito na multidão que vejo pela frente, é impressionante.

158

Aqui é a entrada para a Plaza Puerta de Sol. Não sei se é sempre assim cheia de gente, ou se é por conta da noite comemorativa ao dia do livro.

162

Sei não, acho que é sempre assim. Cheia de … turistas!

Ando mais um pouco e finalmente chego a meu objetivo final do dia, a Plaza Mayor. É tão grande que nem sei qual o melhor ângulo para fotografar. Vou então fazer uma foto em cada canto.

164 165 166 167

Ufa, de tirar o fôlego!

 

4 pensou em “Abril, 21 (2/29) – Casa de Campo, Goya, Príncipe Pío, Parque del Oeste, El Corte Inglés, Plaza de España, Gran Via, Puerta del Sol e Plaza Mayor

    1. Não tomei o café, mas pelo menos descansei no banco da praça (acho que estou me lembrando de uma música…)

    1. Ci, vou colocar fotos todos os dias, falar das coisas boas que tenho encontrado aqui. Acho que você vai se acostumar rapidinho :-).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *