Abril, 29 (10/29) – Estações de metrô que valem a visita (Arganzuela – Planetário, Hospital 12 de Octubre, Carabanchel Alto, Plaza Eliptica, Carpetana), distrito de Carabanchel, Colonia de la Prensa e um prédio inusitado

 005
Metro Hospital 12 de Octubre

O site do metrô aqui aponta algumas estações que devem ser visitadas, vou vê-las. Até porque a previsão do tempo fala em dia mais chuvoso hoje, então nada melhor do que um passeio em locais fechados

Metrô Arganzuela – Planetario

A coincidência é a primeira estação da lista, está algumas quadras da casa em que fico. Só que é uma direção diferente daquelas em que vou todos os dias, então estou conhecendo uma região diferente do bairro.

001

Nossa, olha só esta estação.

002 003

Como fica ao lado do planetário, o visual combina. A sensação é de estar no espaço.

Fico mais entusiasmado para ver as próximas estações da lista.

Metro Hospital 12 de Octubre

Esta outra estação tem hospital no nome, adivinha o motivo da decoração?

005 006

Puxa, é uma estação mais bonita do que a outra. Humani Corpore é o nome deste grande mural, foi feito com reproduções de lâminas de anatomia do século XIX. São doze figuras humanas representados, é uma grande homenagem à medicina e ao corpo humano.

Metro Carabanchel Alto

Embora aqui haja apenas uma pequena escultura, a estação em si é muito bonita. Tem até bibliometro, uma pequena biblioteca para empréstimo de livros. Aliás, é notável a importância que o madrilenho dá à leitura.

007

Segundo o site do metrô, a escultura em  si é uma metáfora que simboliza o trabalho dos moradores de Carabanchel.

008

Sei que o tempo não está bom lá fora, mas preciso aproveitar estes meus deslocamentos e dar uma olhada nestes bairros mais distantes – e menos turísticos – de Madrid.

009

Não é exatamente bonito, mas pelo menos estou conhecendo uma outra realidade da cidade.

010

Até entro em uma pequena cafeteria para comprar um sanduíche de jamon. É um lugar bem pequeno, mas grande em simpatia. Olha as portas dos banheiros (desculpe a foto um pouco embaçada).

011

Metro Plaza Eliptica

Esta esta estação não está na lista de sugestões do metrô, mas como é nela que faço troca de linhas para meu próximo objetivo, aproveito para dar uma olhada na rua. Que bom que fiz isso, veja.

168

Que estação mais … futurista! Ah, é aqui mesmo o local para uma selfie.

197

Se não bastasse uma estação deste nível, há um grande parque aqui ao lado, Parque Emperatriz Maria de Austria.

040041

Metro Carpetana
Nesta estação foram encontrados restos arqueológicos durante as escavações, então aqui estão réplicas de animais que habitaram Madrid há 15 milhões de anos. Uau!

A entrada já prepara o espírito.

048042 043050 053

Vou dar uma volta no bairro.

057

Bem mais bonito do que um dos primeiros bairros que visitei hoje, perto da estação Carabanchel Alto, embora algumas quadras à frente já não posso afirmar a mesma coisa.

067

Distrito de Carabanchel

Pesquisando o que ver na região, encontro na Wikipedia uma descrição completa do distrito e com fotos.

127

As fotos têm endereços, vou ver. O primeiro ponto está escrito Palacio Vistalegre, parece valer uma visita. Mal sabia eu o que iria encontrar…

087088

Pois é, aqui acontecem touradas. Nem sei o que minha mulher vai dizer desta parte do blog, ela detesta – e com razão – as tais touradas.

Bem, para tentar amenizar, o espaço é multiuso, há também jogos de basquete e várias atividades que podem ser feitas em um grande ginásio. Percebo que a tendência é haver cada vez menos touradas aqui, o que é uma ótima notícia.

Falando em notícias boas, embaixo do ginásio há um outlet do El Corte Inglés.

093

Deve ser um paraíso para quem gosta de comprar, vou ver.

089

O espaço é absurdamente grande. E há coisas muito baratas, uma calça que estou procurando em São Paulo e não acho, aqui está por meros 3 euros. Pena que não há espaço em minha mala, senão valeria comprar algumas.

Junta Municipal del Distrito de Carabanchel

Wikipedia mostra a foto da sede local da prefeitura, é bem bonita. São 15 minutos de caminhada, vale o esforço.

101 102

Que beleza! Bela sede e belo local como um todo.

103

Colonia de La Prensa

La Colonia de La Prensa se encuentra en una zona del distrito de Carabanchel (Madrid España) y fue construida a principios del siglo XX en el por entonces pueblo de Carabanchel. En cuanto a su característico estilo, es evidente que fue proyectada según los parámetros de la estilo modernista para servir como lugar de vacaciones para periodistas y escritores.

Este é um bairro no distrito de Carabanchel projetado segundo parâmetros do estilo modernista, diz a Wikipedia. Construído em princípios do século XX, o objetivo inicial era que fosse um local de férias para jornalistas e escritores.

Olha só a entrada.

114

Fica em um quadrilátero formado pelas Calle de Eugenia de MontijoCalle ÉpocaCalle Siglo Futuro e Calle Frederico Grases.

109

É um bairro bem interessante.

115  116  121

Uma das casas tem até uma placa preservada.

119

Edificio Carabanchel 24

Em direção ao último ponto do dia, mais um parque.

122 124

Não vi placas indicando o nome, felizmente o Google Maps informa, é o Parque de Las Cruces.

125

Esta última visita do dia é para terminá-lo com chave de ouro. Olha só o estilo do prédio!

129

Parece um conjunto de Lego. Ou aquele cubo mágico, em que ficamos rodando as partes até ficar tudo certo.

Até fiquei rodando o prédio para encontrar a porta. Parecia que não dava para entrar de jeito algum (rs).

131

Hoje o post foi mais curto, tudo por conta da chuva que às vezes dava o ar da graça. Então, até o próximo.

6 pensou em “Abril, 29 (10/29) – Estações de metrô que valem a visita (Arganzuela – Planetário, Hospital 12 de Octubre, Carabanchel Alto, Plaza Eliptica, Carpetana), distrito de Carabanchel, Colonia de la Prensa e um prédio inusitado

  1. Gostei bastante, menos da tourada, é claro. Não entra
    na minha cabeça maltratar um animal….
    Reparei que mesmo nos bairros mais simples e não turísticos, as ruas são bem limpas e os parques muito bem cuidados. Ponto pra eles…
    Besos

    1. Eu sabia que você iria falar da tourada. Eu também sou completamente contra, felizmente a maioria aqui também é! Quando à limpeza, o fato é que não estou mostrando os pontos ruins. Há muita sujeira aqui, o pessoal é meio porcão. Por exemplo, em Carpetana vi um madrilenho – não era turista, eu estava longe da zona turística – usando um cantinho como banheiro público. As fotos enganam.

  2. Muito interessante sua jornada, gostei de conhecer bairros de Madri. Pelo geito está muito frio. Se agasalhe bem para não resfriar.A Cecília observou bem, como são limpas as ruas… Um abraço e até amanhã,

    1. Oi, Tia Elisa. Veja a resposta que deixa para a Cecília, a limpeza não é lá estas coisas. Outro dia vi uns locais pichados e lembrei o quanto a senhora ficaria indignada se visse.

    1. Até comentei em outro post, pensamos que este vandalismo não acontece na Europa, mas há muito disso aqui. É verdade, é uma pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *