Abril, 30 (11/29) – Parque Cerro del Tio Pío, Torres Blancas, Plaza de Toro de las Ventas, Museu Reina Sofía e até uma Avenida de Brasília

532
Plaza de Toro de las Ventas

Como hoje é domingo, vou a um parque. Um que fica em um dos lugares mais altos na cidade, Parque Cerro del Tio Pío. Gosto de alturas!

Parque Cerro del Tio Pío

Fica na parte mais leste da cidade, vou pela linha 1 do metrô. Pela numeração, supus que deve ter sido a primeira linha da cidade. E é mesmo, olha a porta do carro.

001

Nem abre automaticamente, há uma alavanca que precisa ser girada para abertura. Já havia visto carros antigos assim em Berlim.

Google Maps indica parada na estação Buenos Aires.

004

Mesmo uma estação em uma linha antiga, o cuidado com a parte artística existe.

003

Felizmente o dia está claro, embora frio demais para meu gosto.

005

Eu diria uns 5 ou 6 graus, mas com muito vento, então a sensação é de mais frio. Vamos andando para esquentar.

A chegada ao parque promete.

006

Nossa, que  vista de Madrid. Olha lá a Torrespaña, também conhecida como El Piruli.

007

Ah, adivinha só o que dá vontade de fazer? Sim, uma selfie.

026

Viram só o tamanho do frio?

Há muitos pequenos morros aqui, é normal o pessoal subir até com seus cachorros.

028

Vou subir em um que parece proporcionar uma boa vista da cidade.

Puxa, repito uma que já disse, que vista! Olha as Torres Colón

362

… o El Piruli em primeiro plano e atrás, da esquerda para a direita, o Portal Europa e as Cuatro Torres, que daqui parecem ser só três…

365

…o Edificio España e o Edifício Telefónica

366

… e também umas cúpulas de igrejas que confesso não conseguir identificar.

367

Há uma plataforma aqui chamada de mirador, é um lugar bastante apropriado para as observações.

473

E para trazer o cachorro para passear, li que o Parque Cerro del Tio Pío atrai muita gente com seus bichinhos. Não sei se dá para identificar, mas nesta foto que passou há três.

Torres Blancas

Bem, hora de ir ao próximo ponto de hoje. É domingo, vou de ônibus para conhecer melhor o bairro.

Embora eu tenha usado bastante o Google Maps para me locomover, para transporte público – principalmente ônibus – o Citymapper é muito melhor. Por exemplo, quero ver agora as Torres Blancas, o Google Maps diz que não há itinerário para lá. Já o Citymapper mostra tudo muito detalhado.

487  488

Assim fico confiante. E consigo aproveitar o passeio pelas ruas e avenidas.

485

Às vezes parece que estou em Berlim, olha o El Piruli aí, parece a torre de televisão na Alexanderplatz.

482

Citymapper indica uma troca de ônibus.

490

Eu aproveito para registrar – com uma foto – uma confusão.

489

Muitas praças aqui em Madrid são bem parecidas, muitos prédios também. Faço a troca de ônibus na Plaza de Manuel Becerra, ela é parecida demais com a Plaza de la Beata María Ana de Jesús em que estou hospedado. Este prédio amarelo na foto anterior é parece demais o meu. Por um momento, achei que eu estava lá. Coisas de um turista andarilho!

Cheguei às Torres Blancas.

492

Ué, mas por que brancas? O prédio é cinza! E por que torres, no plural, só vejo uma? Vamos procurar na Wikipedia.

As Torres Blancas foi um projeto de apoio à vanguarda espanhola, seu proprietário Juan Huarte construiu um dos melhores edifícios da Espanha entre os anos 1960 e 1970. Com 81 metros de altura e 23 andares, seu projeto original previa duas torres, mas a prefeitura acabou colocando obstáculo dado o atrevimento do projeto. A ideia também era usar concreto branco, mas questões orçamentárias levaram ao concreto tradicional.

Plaza de Toro de las Ventas

Sei que minha esposa Cecília vai ficar brava comigo – e ela tem razão, mas no mapa mostrado pelo Citymapper apareceu aqui perto a Plaza de Toro de las Ventas, um dos lugares mais tradicionais de Madrid. Sou completamente contra as touradas, mas o prédio deve valer a visita.

531532 534

Bonito. Pena que sua utilização não é mais aceitável hoje – pelo menos para a maioria!

E olha só que mundo pequeno, vi uma placa de trânsito indicando uma avenida com um nome bem familiar, tenho que ir lá fotografar.

536

Muita coincidência. E a avenida até que é bem bonita!

538

Basílica de la Concepción de Nuestra Señora 

Quanto estava no Faro de Moncloa há alguns dias, vi que um dos pontos de referência era a Basílica de la Concepción de Nuestra Señora, fica mais ou menos no caminho, será o próximo destino.

541 543

Hoje é domingo, está havendo missa. Mas tenho que registrar com uma foto, é mais uma das belas igrejas de Madrid.

Muito sutilmente, bem lá no fundo e discreto, fotografo.

544545

Nuevos Ministerios

Razoavelmente aqui perto, notei algo outro dia enquanto andava de ônibus pela Paseo de la Castellana, anotei o local rapidamente, Plaza de San Juan de la Cruz. Agora vou lá ver o que me chamou a atenção.

Enquanto espero o ônibus, fico observando tudo. Olha que interessante a forma de anunciar um torneio importante de tênis.

547

Há várias bolinhas de tênis dentro do anúncio. Criativo. E modéstia a parte, criativa também a foto, que mostra ao fundo as Torres Colón.

Cheguei! O que havia despertado minha curiosidade outro dia era o enorme complexo que é o Ministerio de Empleyo y Seguridad Social. É tão grande que tenho que fotografar por partes, a primeira é do outro lado da avenida…

548

… depois já na porta do ministério, lado direito…

552

… depois centro …

553

… e por fim esquerdo.

550

E há também os pórticos, que ficam bem na entrada.

558

Embora seja domingo e esteja fechado o ministério, a parte externa é um parque público. Mas está chovendo, vou então pegar o ônibus para minha próxima visita.

Enquanto espero, aproveito para fotografar os prédios altos que visitei outro dia na Paseo de la Castellana, como a Torre Picasso e a Torre BBVA.

560 562

Acho um privilégio poder andar pela cidade assim, apreciando tudo dentro de um ônibus. A paisagem é fantástica, Madrid é uma cidade – pelo menos a parte mais turística – que prima por suas fontes e prédios baixos e estilosos.

563 569

Até vejo pontos mais turísticos que ainda não visitei, como a Fuente de Neptuno, fica bem próximo à Fuente de Cibeles.

580

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía

Com muita coragem, hoje vou ao Museo Reina Sofía. Digo coragem porque sei que haverá muito turista, muita fila. Pior, ou melhor, é que hoje após 14h30 a entrada é gratuita. Já passa das 15h, tomara que o pessoal já tenha entrado.

Doce ilusão. Acabei de chegar, olha a fila.

593

Bom, já que vim aqui para isso, vamos para a fila. E aproveitar para apreciar a região.

595

Meia hora depois, estou em frente ao museu.

599

Esta fila que aparece na foto mostra ainda o trecho que preciso vencer, as pessoas se organizaram em um zig zag. Felizmente agora falta pouco, só mais duas voltas. Aproveito para fotografar um pouco mais.

610606607

Para não ficar só nas fotos, senão este post fica interminável (rs), aproveito o tempo para pesquisar mais sobre a grande obra que todos querem ver, Guernica de Picasso.

608

Agora estou bem na frente do museu, um bom momento para fotografar a entrada.

609

Finalmente entrei, já subo para o segundo andar, Guernica está aqui e começarei por esta obra.

612

Na verdade, parece que tudo aqui gira em torno de Guernica. E a frustração para quem está acompanhando o blog, não é possível fotografar dentro da sala. Puxa, que ruim! Mas, pensando bem, era até esperado.

Já que Guernica não pode, vou pelo menos mostrar outras obras de Picasso, estas em suas fases anteriores mais … normais. Este quadro chama-se Mujer em azul.

664

Este é o Busto de mujer sonriente.

662

Cá entre nós, não parece a mesma mulher do quadro anterior? Não vi qualquer referência a isso, acho que não são. Mas que parecem, parecem.

Para não ficar só no Picasso, a sala 205 mostra obras do Salvador Dali. A primeira que fotografo é The Enigma of Hitler (El enigma de Hitler), Salvador Dali.

619

Se você ampliar esta foto, talvez consiga ver que lá dentro do prato há uma foto de Hitler. Daí provavelmente uma explicação para o nome da obra. Não consigo entender a parte do enigma.

Este outro de Dali chama-se El hombre invisible.

623

Não que eu seja entendido, mas ao mesmo tempo que vejo um homem na pintura, parece que também não vejo. Será que por isso é homem invisível?

Só para não ficar nos pintores conhecidos, registro mais dois que me chamam a atenção. Este é Composición Cósmica, de Óscar Domínguez

624

… e este é Disparate 14: Disparate de Carnaval, de Goya.

659

Bem, as obras de Goya eu também vi no metrô Goya, sem precisar passar por uma longa fila (rs)

O museu está fechando, estamos sendo gentilmente – estou sendo irônico – a deixar as salas.

Então, até o próximo post.

2 pensou em “Abril, 30 (11/29) – Parque Cerro del Tio Pío, Torres Blancas, Plaza de Toro de las Ventas, Museu Reina Sofía e até uma Avenida de Brasília

  1. Legal, bonitos os lugares, pena que estava chovendo.
    Andar de ônibus é muito bom nestas viagens.
    Quanto ao museu, gosto mais de outros pintores…
    Besos!!!!

    1. A chuva até que estava fraca, usei apenas um colete com capuz e tudo ficou resolvido. E você me conhece, sabe que gosto de andar de ônibus para apreciar mais as cidades em que vou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *