Maio, 03 (14/29) – Museo del Prado, Cuesta de Moyano, Real Jardín Botanico, uma cerimônia de troca de guardas igual em Londres e um fantástico carrilhão

173
Casa de Allende

Hoje termina meu passeio em Madrid, amanhã vou para Barcelona. Como é o último dia, vou ver algumas coisas que ficaram pendentes, uma delas a vista ao Museo Nacional del Prado.

Quero ir à tarde por conta de outra visita que tem horário, conto já o que é. Mas fiquei traumatizado com a fila que peguei outro dia no Museo Reina Sofía, então vou agora na bilheteria do Museo del Prado e já comprar uma entrada para hoje. De manhã normalmente as filas são menores.

Comprei, até que foi tranquilo. Aproveito para antecipar uma foto do museu.

002

Iglesia San Jerónimo el Real

Andar  por Madrid é uma boa surpresa atrás da outra. Há uma igreja aqui ao lado, vou chegar perto para ver.

001

Antes de chegar na porta, consulto no TripAdvisor o nome, é San Jerónimo el Real.

008

Parece que vou gostar  do interior…

004

… então é melhor entrar.

005

Parece simples perto das outras que conheci. Vou mais para frente.

006

Aqui sim vejo um trabalho mais elaborado. Merece uma foto mais próxima.

007

Cuesta de Moyano

Há uma rua aqui ao lado, Claudio de Moyano, especializada em livros. Conhecida popularmente como Cuesta de Moyano, fica também próxima ao Jardín Botánico e o parque El Retiro. É um dos pontos que marquei como pendente, vamos resolver isso agora.

009

Olha que legal, nem são lojas ditas normais, mas bancas na rua mesmo.

010 011

Curioso, até há turistas aqui que vieram conhecer a rua, mas o movimento maior parece ser o de madrilenhos que apreciam uma boa leitura.

Agora estou pronto para  ir ao próximo ponto de  hoje.

Relevo solene

Todo mundo fala da troca da guarda de Londres, é algo que todo turista lá quer ver. Pois bem, em Madrid também há uma troca da guarda. Na verdade há duas, uma pomposa que acontece na primeira quarta-feira do mês e uma mais simples nas outras quartas-feiras.

Hoje é 4a. feira, a primeira do mês. Que sorte, a cerimônia começa às 12h, são 11h30, vou para lá.

No caminho, passo pela sede do Ministerio de Agricultura y Pesca, Alimentación y Medio Ambiente, uma beleza. Fica ao lado da estação Atocha. Enquanto espero o farol abrir, dá tempo de umas fotos.

012 014

No caminho, uma manifestação.

015

Eu até ficaria um pouco mais aqui para entender o motivo do protesto, mas o evento solene já vai começar, preciso ir embora. Pelo menos anotei o site da Unión General de Trabajadores, www.ugt.es, para ver mais informações em outro momento.

Quando passo ao lado do Palacio Real, vejo um ajuntamento de turistas e guardas fardados em cavalos. Ué, que estranho, parece até o evento que eu queria ver, mas seria um pouco mais para frente. Há um posto de informações aqui, vou perguntar.

Que frustrante, o Relevo Solene foi adiado excepcionalmente para o próximo sábado. E eu já estarei em Barcelona neste sábado. Puxa, que decepção. Bem, mas para consolo, vai começar a cerimônia menos pomposa, vou ver.

Os cavalos pretos que vão fazer a guarda chegam bem lá distantes…

025 026

… os brancos que serão substituídos aguardam ao som de uma banda …

021

… os brancos saem …

028 029

… e os pretos ficam!

031

Oficialmente o evento mantém uma tradição que acontecia diariamente no século XIX quando a guarda servia aos reis Alfonso II e Alfonso III. Particularmente acho que a finalidade hoje também está fortemente ligada à atração de turistas. E funciona, veja.

016

Acabou a cerimônia simples, o negócio então é voltar ao Museo del Prado. Como nenhum descolocamento em Madrid é desperdiçado, sempre há o que ver, aproveito para fotografar a região.

033

Prédios imensos e ruas largas.

034

Ah, só agora me dei conta, estou chegando ao Congreso de los Diputados. Passei aqui outro dia, mas agora o ângulo é outro. Vale fotos!

035037038

Na frente do Congreso Plaza de las Cortes

039

… e uma estátua de Miguel de Cervantes.

040

Dá vontade de sempre ficar um pouco mais em cada lugar, minha viagem precisar ter alguns meses a mais para um passeio mais completo. Só 15 dias é pouco (rs). Por exemplo, olha que bonita esta loja que vende produtos de Toledo.

044

Momento para filosofar. Já falei isso em outras ocasiões, temos a falsa sensação de que o povo europeu é mais educado e que a pobreza por aqui é menor. Veja a foto.

045

Lixo jogado na calçada, mendigo deitado rente ao muro e – por ironia – bem próximo a um monumento famoso, a Fuente de Neptuno, que aparece no fundo da foto. Então, aqui não é exatamente o paraíso que os brasileiros costumam falar. Fico indignado quando ouço “ah, na Europa não seria assim”! Pelo que estou vendo, aqui o povo também não é exatamente educado.

Chega de pensar alto, estou em frente ao Museo del Prado.

Museu Nacional del Prado

049

Há uma estátua em homenagem a Goya bem em frente …

047

… e artistas amadores. Este eu achei muito criativo.

050051

Até deixei uma caixinha, afinal eu o fotografei, nada mais do que justo. E o cachorro agradeceu, “thank you, nice guy”!

Entrei no museu e – como de costume – fotos são proibidas. Que remédio, vou aproveitar a exposição.

Pronto, gostei demais. Vou fazer algo então, eu anotei o nome de algumas obras que chamaram muito minha atenção. Agora enquanto escrevo o post, entro no site do museu e revejo as imagens. Foram principalmente cinco.

Prado_Paisaje_con_San_Jeronimo

Esta é Paisaje con san Jerónimo, de Joachin Patinir. Fiquei encantado com a noção de perspectiva do quadro, fiquei um bom tempo vendo. E depois voltei mais um pouco!

Prado_Dos_viejos_comiendo

Dos viejos comiendo, de  Goya. Nem preciso comentar, o quadro fala por si só. Completo apenas dizendo que este é uma das 14 pinturas que ficaram conhecidas como Pinturas Negras de Goya.

Prado_Perro_semihundido

Perro semihundido, também de Goya, também da coleção Pinturas Negras. A expressão do cachorro semi-submerso cala fundo na alma.

Prado_El_lavatorio

El lavatorio, de Jacopo Tintoretto. Esta eu tive a sorte de acompanhar a explicação de alguém que parecia uma administradora do museu. Ela pediu que um casal se posicionasse à esquerda do quadro e olhasse a mesa. Depois pediu para eles irem andando bem devagar para a direita, olhando a mesa.

Eu, na maior cara dura, acompanhei o casal. Incrível, a mesa anda junto. Experimente fazer o teste aqui na tela mesmo, chegue sua cabeça para a esquerda e leve-a pouco a pouco para a direita. A mesa acompanha! Que sensacional!

Prado_Adoracion_de_los_pastores

Este é o último quadro que quero apresentar, Adoración de los PastoresEl Greco.Também a imagem fala por si só, acrescento apenas que a cena de Maria e seu filho recém-nascido acontece em uma espécie de caverna. O quadro é lindo!

Foi uma excelente visita, valeu meu dia. Para registrar a satisfação, uma foto da frente do museu…

052

… e minha foto em frente ao museu.

056

Real Jardín Botánico

Já que estamos de selfie, nada melhor do que outra bem em frente ao próximo ponto a ser visitado.

059

Pelo jeito, vou gostar bastante. É tudo muito bem cuidado, organizado e identificado.

060

A arrumação e disposição de plantas, flores e árvores é caprichada.

061

Todos aproveitam. Todos mesmo!

062

Seria fácil me perder aqui, felizmente recebemos um mapa que me mostra o jardim dividido em três terrazasTerraza de Los CuadrosTerraza de las Escuelas BotánicasTerraza del Plano de la Flor. Em cada uma delas há um trabalhos, estudos e pesquisas específicas.

JardinBotanico

Estou na Terraza de Los Cuadros e vejo algo que me fala no fundo da alma.

121

Olha o nome, Cecile, quase o nome de minha mulher Cecília. Fico com saudade e envio a foto para ela via WhatsApp.

A beleza do lugar continua.

127

Separando esta terraza da próxima, há um corredor de estátuas.

130129

Aqui o estudo está mais relacionado às árvores, olha só a primeira que encontrei.

128

Trithrinax Brasiliensis, nossa popular palmeira.

Olhando de volta para a primeira terraza, uma estátua (rs) curiosa.

131

Se com estátuas de verdade, eu sempre me aproximo para fotos melhores, por que nesta não? Seria injusto com o coitado do espantalho.

132 133

Há um local de exposições aqui no Jardín Botánico, é o Pabellon Villanueva. Está acontecendo uma exposição, Raíces del Expresionismo Experimental, com obras de  Ramón JuanVou entrar.

134

Diferente. É um quadro em relevo, encosto bem na parede para uma foto de lado.

135

Repito, diferente. Até vou ver os dados da obra.

136

Não vou dizer que estou gostando do que vejo, estou é curioso.

Ah, mas esta aqui está com uma expressão digna de uma exposição de expressionismo.

137

Chega de exposição, melhor voltar à natureza viva.

Olha só que monumento mais terno.

138 139

Agora estou com o espírito até mais preparado para a próxima parte, um jardim de bonsais.

140 144 146 148142

Nossa, há muito mais, há agora outra parte com muito mais.

150 160

Vejo na sequência estufas para estudo de plantas e árvores que não se adaptariam ao clima de Madrid, por isso o clima original é reproduzido aqui.

161

Que legal, olha só, plantas carnívoras. Nunca havia visto uma de perto.

162

As bocas estão abetas à espera de desavisados insetos.

Terminei a visita, vamos continuar agora passeando por Madrid.

Carillón Edificio Plus Ultra

Por essa eu não esperava. Procurando pontos interessantes aqui perto, o TripAdvisor indica um relógio no Edificio Plus Ultra. Segundo o aplicativo, o prédio por si só já justificaria a visita, o relógio então justifica muito mais.

Melhor, o TripAdvisor indica as horas específicas que o carrilhão funciona, uma delas é 18h, faltam 10 minutos. Vou correndo para lá.

167164  166

Que bonito é o som, os bonequinhos ficam dançando e cantando enquanto isso.

165

Plaza de las Canalejas

Mais uma surpresa. O TripAdvisor recomenda esta praça por conta de seus prédios históricos. Um deles é a Casa de Allende.

170

173

A construção aconteceu entre 1916 e 1920. Tenho que fotografar mais um pouco, o edifício merece!

175 176 171

Pelas pesquisas que fiz, a Casa de Allende fica conjugada com outro edifício igualmente famoso, Edifício Meneses. Na foto que postei, Casa de Allende é a torre mais pontiaguda e Edifício Meneses a mais arredonda.

Além destes dois, a Plaza de las Canalejas também tem outros prédios que em minha opinião merecem todo o destaque.

177172

Merece ou não merece?

Para terminar o post de hoje, um comentário sobre problemas em Madrid. Veja a foto abaixo, há algumas placas de hostel.

178

O problema é que o turismo está tomando conta das regiões mais centrais, obrigando os moradores a procurarem imóveis mais baratos em regiões mais distantes. O sentimento do madrilenho então é ao mesmo tempo de apoio ao turismo por conta da renda e movimento gerados, mas contra dada à piora das condições de moradia. Um dilema e tanto.

Até o próximo!

4 pensou em “Maio, 03 (14/29) – Museo del Prado, Cuesta de Moyano, Real Jardín Botanico, uma cerimônia de troca de guardas igual em Londres e um fantástico carrilhão

  1. Gostei bastante deste passeio, com direito a rosa com meu nome, eu amo rosas!!!!
    Esta casa de Allende é um espetáculo, né?
    Gostei dos quadros. Aquele da menina, que lindo…
    Outra vez fico esperando os museus e não consigo ver, mas os quadros que você colocou são lindo.
    By, by, Madri

    Venir de Bacelona
    Besos

    1. Ci, já que não deu para fotografar no Museo del Prado, pelo menos mostrei o que gostei mais. E, que bom, você também gostou. É, este foi o último dia desta viagem em Madrid, vamos à Barcelona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *