Maio, 13 (24/29) – Nova Icària, Palau Generalitat, El Raval, Museu Nacional d’Art de Catalunya, Parque Olímpico e Fonte Mágica

472
Fonte Mágica

Agendei uma visita pela internet, será às 12h, então tenho tempo de ir até o local com calma. E ir com calma significa ir a pé, quando a distância permite. É por isso que neste momento estou caminhando na região do Porto Olímpico.

Nova Icària

Como aqui é bem ao lado do apartamento em que estou hospedado, não é a primeira vez que circulo por estas ruas.

001

No entanto, estou sempre surpreso, é incrível como Barcelona soube aproveitar as Olimpíadas. O local é tão bem cuidado que parece que os jogos aconteceram na semana passada.

003

Se não bastasse o cuidado na manutenção, ainda há a criatividade das esculturas, monumentos e edifícios.

008007 010002012

Acabei de atravessar a Avinguda del Litoral para chegar à praia Nova Icària, cheia de gente bronzeada mostrando seu valor (rs)…

014

…e eu, claro!

019

Não me canso da vista aqui. Foi o primeiro lugar que visitei em Barcelona e a cada vez a sensação é muito boa. Rever as torres gêmeas e a grande escultura do peixe dourado é uma sensação que não tem preço.

021

La Barceloneta

Para não ficar só na praia, vou entrar nas ruas do bairro de La Barceloneta, sempre uma grande oportunidade de ver as ruas e alamedas aconchegantes do bairro…

022

…e o Mercado de la Barceloneta.

023 024

O mercado em si é tradicional, não há algo de destaque que chama a atenção. O que me surpreende é animosidade que percebo contra os turistas. Olha só a fachada de um dos apartamentos.

025026

Dá para entender o protesto. Até já refleti sobre o assunto em outro post, o problema é que os turistas estão alugando tudo o que há na região, os preços ficando cada vez mais altos, forçando os moradores a irem para locais bem mais distantes. Injusto? Talvez! Por outro lado, o turismo também traz grande retorno financeiro para muita gente. E aí, o que fazer? Bem, esta resposta não tem que ser minha.

Voltando a meu papel de turista, estou apreciando agora o calçadão à beira da praia e bem lá ao fundo o Morro de Montjuïc.

030

Chegando mais perto do morro, também para ver Colombo apontando o mar.

031

Palau Generalitat

Pronto, cheguei ao local da visita agendada pela internet, é o Palau Generalitat, sede do governo. Acho que vou gostar bastante, este é um passeio aberto ao público desde que reservado antecipadamente. São poucos grupos no final de semana, cada grupo conta com apenas com 5 ou 6 pessoas. Um privilégio, que bom estar aqui!

034 035

Como aqui é uma sede de governo que funciona para valer, a simpática guia que nos acompanha mostra agora o local reservado ao encontro com a imprensa.

036 039 040

Há também um auditório para eventos, vale notar as colunas cortadas bem no centro da foto. Como o prédio antigo, e histórico, foi restaurado para um local de trabalho, algumas colunas foram retiradas para dar espaço às necessárias cadeiras para acomodar o público.

041

O pátio interno mostra melhor o lado histórico do prédio.

046042

Claro que as gárgulas de sempre estariam por aqui.

043044

Nestes corredores ao redor do pátio dá para apreciar muito bem a riqueza de detalhes góticos.

056047 048 049 050 051 052053

Se fora os ricos detalhes impressionam, o interior com seus quadros e tapeçarias dão um show e tanto!

058 061 062068069

Lagartos, salamandras e dragões são sempre muito presentes em Barcelona.

070 071 072

Outra cena sempre muito presente é São Jorge derrotando o dragão.

073 075

Olha São Jorge novamente, mas agora em outro aposento do prédio e agora na lateral de uma grande mesa.

077079 082

Pisos, paredes, pinturas e tapeçarias são lindos, claro que tetos não ficariam atrás. Aliás, este aqui é bonito demais da conta!

078

O imóvel hoje usado pelo governo já passou por várias adaptações, inclusive junção de prédios. O espaço interno em que estou agora mostra bem isso.

084091

Aliás, mostra também a criatividade dos artistas que aqui trabalharam e o quanto a Catalunya é uma terra especial para todos.

086

Especial, mais uma vez, São Jorge e o dragão.

089

Agora que estou organizando as fotos aqui no post, percebo que algo me chamou a atenção e acabei não perguntando o significado para a guia.

092

Terei que voltar à Barcelona um dia para perguntar (rs).

A guia nos leva para outro pátio interno, daqui é ainda mais fácil ter uma visão da beleza e grandeza do prédio que abriga o Palau de la Generalitat.

093

O nome é  Pati dels Tarongers, o pátio das laranjeiras.

094 100

Aqui a referência à São Jorge derrotando o dragão é bem explícita!

097 098

Não sei se antigamente as pessoas valorizavam mais a arte, se tinham mais tempo ou se eram até mais ricos culturalmente. O fato é que os trabalhos artísticos daquelas épocas eram incrivelmente lindos, ainda bem que muitos foram preservados.

103

O grupo que está comigo – olha só como são poucas pessoas, ainda bem que tive o privilégio de participar – não se cansa de apreciar tudo.

102

Salas de reuniões são bem imponentes.

104

Em mais uma saída para um dos pátios internos, o campanário vale uma boa foto!

107

Um dos pontos altos da visita é a sala dourada, local em que se reúne o Conselho Executivo de la Generalitat de Catalunya.

108114

O mural ao fundo, feito em 1990, faz referência às Las cuatro grandes crónicas de Antoni Tàpies.

113

A mesa e o mural são impressionantes, tanto quanto teto e lustres da sala.

109111112

Nem dá vontade sair da sala, mas tenho certeza de que a sequência do passeio vai continuar mostrando sala igualmente belas.

118

Acho que me enganei, este salão não é igualmente belo, é ainda muito mais belo!

120117

Olha só estas fotos, dá vontade de chorar de emoção.

119   121 122

Ufa! Que visita! Valeu, está na hora de encerrar o passeio!

124 125

Achava que saindo eu não iria mais ter oportunidades de fotos, mas o leão no final da escada…

129

… os grandes arcos nesta galeria interna …

128

… e até a porta trabalhada na saída fizeram por merecer!

131

Palau de la Generalitat está na Plaça de Sant Jaume, cujas belas luminárias também pedem fotos.

134 135

Bem, já que estou aqui, vou entrar na rua ao lado, Carrer del Bisbe, e conferir algo que li sobre a Pont del Bisbe. Já estive aqui antes,  até publiquei fotos no post de 7 de maio, preciso repetir uma delas para contar o texto que encontrei outro dia.

152

Pois é, esta é a Pont del Bisbe,  liga o Palau de la Generalitat em que estive até agora à Casa dels Canonges. Bem embaixo da ponte há uma caveira com um punhal atravessado.

138

Li várias coias sobre esta imagem inusitada, desde uma dizendo que se o punhal for retirado, a cidade inteira desmorona até outra afirmando que quem cruza a ponte andando para trás olhando a caveira terá muitos anos de azar. Eu, hein! Ainda bem que estou olhando para frente e nem penso em chegar perto do punhal.

El Raval

Entusiasmado com este banho de história e tradição, tenho mais é que aproveitar intensamente meu dia. Aproveito que estou na região do El Raval e vou seguir um roteiro pelo bairro sugerido pelo Passaporte BCN.

El Raval, explica o Passaporte BCN, é o bairro mais étnico e multicultural de Barcelona. Situado na parte que forma a Ciutat Vella, é um local de contrastes, com muita população imigrante da África e da Ásia. Mais recentemente, o bairro está se tornando um dos lugares da moda em Barcelona.

Já estou gostando, nem bem chego no primeiro ponto sugerido pelo roteiro, as cenas inusitadas…

139

… e os prédios inesperados vão enfeitando meu caminho.

145

Estou passeando por locais que não lembram a Barcelona que já vi até agora, por isso este promete ser um roteiro bem diferente. Desde a Carrer de Sant Pau

146

…a sensação é de uma surpresa atrás da outra.

151

Igreja Sant Pau del Camp

O roteiro promete uma das surpresas mais incríveis de Barcelona, uma linda igreja românica bem no coração da cidade. Cheguei agora, é a Igreja Sant Pau del Campo.

155158

Construída em 911, é um dos templos mais antigos de Barcelona.

162

As várias esculturas nas paredes e fachada merecem toda a atenção.

161160 156157

Rambla del Raval

Andando um pouco mais, chego em uma das avenidas mais jovens da cidade, Rambla del Raval.

147

Foi criada em 1995, quando a prefeitura de Barcelona derrubou os cortiços que ocupavam a região e abriu um grande espaço no coração de El Raval.

163

Quem anda por esta calma avenida, pode não se dar conta de quão complicada era antes esta região. Hoje bancos, cafés e restaurantes ajudam a criar um lugar muito agradável para um passeio ao ar livre.

Dá até para ver o Morro do Tibidabo ao fundo.

165

La Rambla del Raval abriga uma escultura muito interessante de Botero.

167

As formas arredondadas deste gato, tão típicas de Botero, já estiveram em outros pontos de Barcelona, agora estão aqui na avenida.

168

Hotel Barceló Raval

Dentre os edifícios novos trazidos pela modernização do bairro, um destaque é o  Hotel Barceló Raval .

171172

Felizmente estou seguindo vários roteiros para andar por aqui, uma delas destaca o terraço no último andar do hotel. É público e a vista é fantástica. Neste caso tenho mais é que entrar.

173

Nossa, só o saguão do hotel já justificaria a entrada.

174 175

Mesmo assim, certamente, tenho mais é que subir.

176

Fantástica a vista! Vamos olhar!

Torre San Sebastian e World Trade Center ao fundo, em primeiro plano um edifício comercial que ainda não descobri o que é

177
Jardins de les Tres Xemeneies

179
Visão geral da cidade

180
Hotel Arts e Torre Mapfre à direita 


181
Sagrada Família à esquerda e Torre Agbar à direita

182
Torre de Collserola e  Igreja do Sagrado Coração no Morro Tibidabo

183
Torre de Comunicaciones de Montjuïc e Museu Nacional d’Art de Catalunya

Para completar a sequência de fotos no terraço do hotel, uma foto do … terraço do hotel.

185

Isso aqui é um paraíso!

Biblioteca de Catalunya e Jardins de Rubió i Lluch

Embora o paraíso seja tentador, continuo o passeio, chego agora no muro externo da Biblioteca de Catalunya.

187 189

Como a placa superior indica, aqui antes funcionava a Real Acadèmia de Farmàcia de Catalunya. Não está na placa, mas o prédio já abrigou também o Hospital de la Santa Creu.

Já a placa verde mais abaixo indica os Jardins de Rubió i Lluch, logo após o muro. Vou entrar.

190

Se estava em um paraíso há pouco na cobertura do Hotel Barceló Raval, entrei em outro rodeado por muitas árvores, principalmente laranjeiras.

191

O bom é que posso apreciar mais de perto o prédio em que funcionava antes o Hospital de la Santa Creu.

196199192 193

O prédio começou a ser construído em 1401 e e é considerado um excelente exemplo do estilo gótico civil catalão.

194 195 198

Olha aí mais uma prova de que aqui funcionava a Real Acadèmia de Farmàcia.

197 202

Já estou no outro extremo do prédio, já me aproximando da saída. E adorando ver mais um trecho deste antigo prédio.

203

MACBA (Museu d’Art Contemporani de Barcelona) e CCCB (Centro de Cultura Contemporània de Barcelona)

O roteiro do Passaporte BCN que estou seguindo indica alguns museus para ver, é para lá que estou indo. No caminho, sinto que estou entrando em uma região bem diferente e criativa.

206

Em um verdadeiro choque de contraste, estou agora em frente ao branco do moderno prédio que abriga o MACBA (Muse d’Art Contemporani de Barcelona), com um visual que revolucionou o bairro.

208

Pelo jeito, a praça em frente é ponto de encontro de skatistas, há vários aqui fazendo suas manobras.

Mesmo que o branco moderno seja o maior destaque do MACBA, bem em frente está incorporado também ao museu o Convent dels Angels.

209

Não vejo um local de entrada, talvez por hoje ser sábado, mas só a visão aqui fora vale a visita ao local.

210

De fato, a convivência do antigo e do novo é bem presente neste museu.

212 213

Bem ao lado, mais um museu, o CCCB (Centro de Cultura Contemporània de Barcelona).

214 218215

As obras dos museus extrapolam suas paredes. Literalmente!

219 220

Para não ficar só em arte exibida pelos museus, às vezes gosto de fotografar a arte natural dos prédios como este logo após este grafite.

221 222 223

Logo após o grafite um mural. É uma obra de arte atrás da outra, tudo ao ar livre.

224 225

Um pouco mais à frente, no cruzamento do Carrer de Ferlandina com o Carrer de Joaquín Costa está a Casa Almirall, um bar modernista fundado em 1860.

226 228

O interior do bar ainda exibe elementos da decoração modernista, felizmente preservados até hoje. O balcão é de mármore e em uma das pontas encontra-se uma escultura em ferro da musa da Exposição Universal de Barcelona de 1888.

229

Livraria visita, vou andar um pouco no Carrer de Joaquín Costa rumo à próxima visita.

233

Muitas quadras depois, muitas mesmo (rs), estou na Fira Barcelona Montjuïc. Já estive aqui antes, hoje aproveito para apreciar um pouco uma feira de automóveis. Os pavilhões de exposições são enormes, mas esta feira é ainda maior, tanto que parte dos carros está exposta na rua.

234

Museu Nacional d’Art de Catalunya

Bem próximo está o Museu Nacional d’Art de Catalunya, um dos principais objetivos que preparei para hoje. Também já havia estado aqui, mas do lado de fora, foi quando fiquei impressionado com o lugar. Hoje vou entrar!

238

Nossa, corresponde completamente às minhas expectativas. Ou ultrapassa!

Tal como sempre acontece comigo, meu interesse em lugares assim é mais no prédio em si do que nas obras expostas. Situado na colina de Montjuïc, a missão do MNAC é preservar e expor quase 1.000 anos de história da arte da Catalunha, uma das mais importantes do mundo.

243 244

Embora as obras expostas devam ser muito impressionantes, por enquanto o que mais prende minha atenção é o lugar. Olha aí a colina de Montjuïc.

241

Eu até queria olhar com mais carinho as obras expostas, mas aí chego a uma salão absurdamente lindo!

255

Esta é a Sala Oval. Com uma imensa cúpula permitindo a entrada de luz natural, a sala é uma das maiores da Europa. São 1.600 m2 que acomodam até 1.400 pessoas.

249254    251 252

Um local assim merece um órgão do mesmo calibre, este aqui tem 34 m de largura e 11 m de altura.

256 257

O órgão é tão impressionante quanto os detalhes que o cercam.

258 259 262 264261

Olhar o alto do salão me faz ficar com vontade de subir.

260

Ah, preciso provar que estou aqui (rs).

272

Dá vontade de ficar aqui, mas a escada me faz lembrar que há muito mais o que ver.

274

Chego na Sala de la Cúpula.

276

Uma placa informativa conta que esta era a sala anterior à Sala do Trono, foi aqui que o rei Alfonso XIII inaugurou a Exposición Internacional de 1929.

Olha só a cúpula!

279 282

Olhando a cúpula por outro ângulo.

310309305306

Tudo aqui merece fotos!

283 286 288 289 290 298

No centro uma obra que Joan Miró e o ceramista Joan Gardy Artigas realizaram em 1978 para a sede da IBM em Barcelona.

299

As esculturas expostas são originais e fazem parte da coleção de arte moderna.

302

O prédio é impressionante, a vista a partir dele também! Estou no agora restaurante, a antiga Sala do Trono.

312 313

Voltando mais uma vez para a Sala de la Cúpula

315 316

… e indo – finalmente – visitar as obras expostas.

Primeiro, duas que têm Gaudí envolvido.

319 321  323

Depois uma impressionante escultura de bronze, gostei muito porque de frente parece um retrato e de lado é perfeitamente possível ver o relevo e as feições do rosto representado.

324 325 326

Outro dia ouvi uma guia de museu comentar que a beleza de uma obra pode ser definida pela reação de quem a observa. Então, este é o meu critério para fotografar algo e mostrar no blog. Esta ninfa alada, por exemplo, gostei muito!

329328

Assim como este vitral de 1911.

331330

Ou ainda estes impressionantes esqueletos em uma festa.

333332

As expressões muito realistas de horror e sofrimento nesta pintura de evacuação.

337 334

Uma figura intrigante no quadro El Bulista.

339 338

O derrotista.

341340

E, o auge, uma mulher com chapéu de Picasso.

343342

Para terminar, e para não perder o hábito, uma porta representando a anunciação.

344 346 347

Museu visitado, chega o momento de ver seu ponto mais alto, o terraço. Reabilitado no final de 2013, aqui é possível ver não só o prédio …

351349

… como – e principalmente – algumas das mais belas vistas de Barcelona.

352

Sei que já mostrei algumas vezes – várias vezes – estes locais aqui no blog. Mas cada oportunidade de ver e rever os belos pontos de Barcelona – e ainda do alto – merece ser aproveitada. Afinal, dá gosto identificar na foto anterior – da esquerda para a direita – o Parque Tibidabo, a Sagrada Família e a Torre Agbar.

Assim, com toda a paciência de quem acompanha estes posts diários, vamos a uma nova rodada dos mais belos pontos de Barcelona, agora sob o ponto de vista do Museu Nacional d’Art de Catalunya.


371
Sagrada Família Torre Agbar

354
Visão ampliada da Torre Agbar

355
Visão ampliada da Sagrada Família

357
Linda foto com Torres Venecianes em primeiro plano, Fonte Mágica na sequência, pavilhões da Fira Barcelona, centro comercial Arenas de Barcelona e ao fundo o Tibidabo com a Torre Collserola e o Templo Expiatorio del Sagrado Corazón.

362
Mesma foto anterior, mas agora com enquadramento mais amplo incluindo as cascatas que começam no Museu Nacional d’Art de Catalunya.

358
Visão ampliada da Torre Collserola e o Templo Expiatorio del Sagrado Corazón.

É por estas e por outras que as pessoas passam muito tempo por aqui apreciando…

364

… essa visão privilegiada de Barcelona.

365

Já que o pessoal está aproveitando a paisagem, vou continuar aproveitando também.

377
Morro Montjuïc Estádio Olímpico

372
Morro Montjuïc em visão ampliada

373
Estádio Olímpico Torre de Comunicações em visão ampliada

380
Colunas em frente ao Estádio Olímpico

É tudo tão bonito que não consigo escolher o melhor ângulo para fotos. Vou tentar!

388 389 390 391

Toda esta visão do Estádio Olímpico dá uma grande vontade de fazer duas coisas. Primeiro, a famosa foto.

386

Depois, a vontade é de passear por lá novamente, até porque quando fui outro dia o Parque Olímpico estava fechado. Então, é para lá que vou!

Parque Olímpico

O caminho é um paraíso, a região conta com vários parques. Eu estou achando muito bom…

392

… e certamente não sou só eu!

393

Por todo o cuidado que tenho visto em Barcelona com lugares relacionados às olimpíadas, eu esperava um Parque Olímpico muito bonito. Mas é muito mais do que isso, faltam palavras para descrever. É emocionante!

396 399

Olha só a bela deste corredor de colunas, a Torre de Comunicação de um lado e o Estádio Olímpico bem lá na outra ponta. É lindo demais!

400 402 405

No lago com cascatas…

407

… paredes apresentam inscrições falando da união dos povos…

408

… e até o Winston Churchill marcando presença.

409

Talvez a foto seguinte não transmita a beleza do local, mas estas cascatas com as várias torres olímpicas e a Torre de Comunicação passam uma sensação de modernidade, de competência e de muita beleza.

410

Aliás, beleza mesmo é o caminho até o Estádio Olímpico. É muito impressionante!

412

Depois desta foto, definitiva, vou relaxar e aproveitar o lugar.

413 414

A foto anterior e a próxima mostram o Palau Sant Jordi, o ginásio de esportes olímpicos.

415

E aqui uma foto mostrando o ponto em que eu estava há pouco, quando tirei uma das primeiras fotos do Parque Olímpico.

416

Aquela foto mostrando o corredor até a chegada ao Estádio Olímpico ficou tão boa que vou fazer mais uma, agora mais perto.

417

Vou me aproximando…

418

… e vem aquela vontade de mais uma selfie.

425 427 428 430

Chegando ao fim do passeio por aqui, uma foto mais abrangente de um lado…

433

… e do outro.

437

Fonte Mágica

O passeio no Parque Olímpico foi extremamente gratificante, imperdível, e ainda me dá a chance de ficar na região até 20h, quando começa o show das águas na Fonte Mágica. Para isso preciso voltar ao Museu Nacional d’Art de Catalunya, agora por um outro lado. Um lindo lado, diga-se de passagem.

439 440 441

Já contornei o museu e estou indo em direção às escadarias que ficam bem na frente quando vejo esta senhora colocando umas fitas vermelhas e vários sapatos e chinelos.

442

Fico curioso e chego perto para perguntar. São pertences dos refugiados que perderam suas vidas na tentativa de chegar à Espanha via Mediterrrâneo. Que triste! E que bom ver pessoas tentando fazer alguma coisa para chamar a atenção para o fato.

Eu a elogio e continuo andando.

Ainda falta um bom tempo para começar o show das águas, mas as pessoas já vão se acomodando nas escadarias.

443

Há um grupo fazendo um show particular enquanto isso, mas quando chego perto para ver…

444

… eles estão indo embora rapidamente. A polícia está chegando, shows assim não são permitidos.

Como ainda falta um bom tempo para as águas começarem a rolar por aqui, vou andar um pouco. Primeiro, aproveito para voltar à CaixaForum e ver um show ao vivo no espaço bem em frente.

447

Depois, como estou com fome, vou caminhar até o centro comercial Arenas de Barcelona e comer algo. No caminho, algo que faria muito sucesso em São Paulo, uma cafeteria canina.

448

Está fechada, mas imagino que seja um petshop com uma cafeteria. É uma ótima ideia!

Dá para sentir a agitação no ar, as pessoas chegam aos montes para o show das águas. Está até difícil andar, já que vou no sentido contrário rumo ao Arenas de Barcelona, que aparece bem lá no fundo da próxima foto.

449

Com tanta gente chegando para o show, era esperado que os restaurantes e bares no Arenas estivessem lotados.

451

A solução é comprar um sanduíche no supermercado e comer caminhando de volta. Melhor, assim chego com calma.

E calma é algo muito necessário aqui, tem muita gente.

452

O show vai começar!

454453

Valeu a espera. E agora entendo a euforia da multidão!

Talvez eu vá exagerar mostrando muitas fotos agora, mas é o jeito que achei para tentar transmitir a beleza do espetáculo!

458 459 455 456 457 460 462 468 469 463 464 465 467 470478 479471 472473 475477 482 483 484 486 487 490

Ufa!

O que ajuda muito a criar o clima para este show de luzes e água é a noite chegando, com as luzes acesas. Vejam só o Morro Tibidabo atrás das Torres Venecianes.

491

Lindo!

Já que levantei para ver a região, sou subir as escadarias em frente ao museu e ver o espetáculo mais de longe.

493 495 496 499 500 504

Até mesmo a subida rumo ao museu é um show, olha a cascata!

506

Que visão!

508 505

Graças às luzes, dá para identificar até a Torre Agbar bem distante.

512

Interessante é que o show já acabou, foram 60 minutos de pura beleza e movimento, mas o lugar aqui continua lindo!

513 514

Bem, agora só mesmo indo para casa. Estou eufórico e esgotado (rs), é muita beleza para um dia só.

Para terminar o dia com chave de ouro, a Torre Agbar, a poucas quadras da casa em que estou, parece me esperar!

516

Até o próximo post!

2 pensou em “Maio, 13 (24/29) – Nova Icària, Palau Generalitat, El Raval, Museu Nacional d’Art de Catalunya, Parque Olímpico e Fonte Mágica

  1. Oi Nando, você fez ai uma obra de arte. Muito bom, vou rever várias vezes. fico feliz por ter tido a oportunidade de ver in loco a fonte em ação. É muito emocionante, como tudo
    o que você apresentou.

    Um abraço, tia Elisa.

    1. Tia Elisa, mais uma vez o emocionado fui eu. Saber que a senhora está gostando tanto assim das fotos diárias de Barcelona só me motivam a continuar mostrando tudo aqui. Que bom! Muito, muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *