Dezembro, 19 (2/5) – Botafogo, Casa França-Brasil, submarinos e navios da Marinha, Centro Cultural dos Correios, Paço Municipal

091
Praia do Botafogo vista a partir do Botafogo Praia Shopping

Já ministrei minha aula de hoje na Turner, agora vou encontrar minha amiga Marli – uma grande coincidência, ela mora em São Paulo e está aqui no Rio, vamos andar juntos – para aproveitar a 3a. feira.

Botafogo

Combinamos um almoço no Botafogo Praia Shopping, ela já esteve aqui e me leva em um local do shopping com uma bela vista da praia de Botafogo.

091

Casa França-Brasil

Uma de nossas ideias para hoje seria visitar o Centro Cultural Banco do Brasil, mas … está fechado. Abre todos os dias, menos as 3as. feiras – justamente hoje!

Bem, felizmente a região é pródiga em locais para visitação, bem ao lado fica a Casa França-Brasil, é para lá que vamos.

093

Encomendado em 1819 por D. João VI à Grandjean de Montigny, arquiteto da Missão Artística Francesa, o edifícil em si é um documento histórico importante. Trata-se do primeiro registro do estilo neoclássico no Rio de Janeiro, tendência que viria então a popularizar-se, dando à cidade marcada por suas casas coloniais um tom mais cosmopolita, à moda europeia.

096

No dia 13 de maio de 1820, o edifício foi inaugurado como a primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro, cidade sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Apenas quatro anos mais tarde, já no contexto do Brasil independente de Portugal, foi transformado por D. Pedro I em Alfândega, função que exerceria até 1944.

A partir de 2008, após um importante processo de obras estruturais e de restauração, a Casa França-Brasil assumiu nova missão institucional e linha curatorial, focadas na arte e cultura contemporâneas.

095094

Fantástico o prédio, valeu – e muito – a visita!

Museu da Marinha

Comentei que o local aqui está repleto de atrações, estamos agora em frente ao Submarino Museu Riachuelo. Puxa, é um submarino de verdade! Quando acordei hoje, jamais imaginei que entraria em um submarino. Que emoção!

097098 099

Estou me lembrando dos dias em que – em minha infância – via na TV os episódios da série Seaview, estrelada por Richard Basehart, como o Almirante Nelson, e David Hedison, como o Capitão Crane. Até parece que estou ouvindo a música que abria cada episódio…

100 101

Seaview da TV era bem maior, o pessoal dormia em camas de verdade, não nestas … prateleiras!

102 103

As portas de passagem na TV eram bem parecidas com estas que vejo aqui.

104 105 106 108

A Marli nem quis entrar aqui, achou muito sufocante. Interessante é que tenho um pouco de claustrofobia, mas nem lembrei disso (rs).

110 111 112

Achei o máximo, meu lado criança – adulto/criança – se divertiu muito! Para continuar minha alegria, em seguida está o Espaço Cultural da Marinha, fica dentro de um navio de guerra. Lá vou novamente, emocionado novamente!

113118   114 117 119120

Bela visita dentro do navio, vamos ver agora a parte externa.

121 123 125 126 127

Centro Cultural dos Correios

Poderia encerrar o dia aqui, estou mais do que satisfeito. De fato, a Marli até já vai embora, está hospedada relativamente longe daqui e não quer voltar à noite.

Ah, mas não resisto a mais algumas visitas, há muito o que ver aqui. Por exemplo, estou bem na frente do Centro Cultural dos Correios.

132

Dá para resistir? Vou entrar!

130 131

Que prédio impressionante!

Impressionante também as ruas estreitas e estilos dos imóveis. Olha a Rua dos Mercadores

134136133

…que termina na Igreja de N. Sra. da Lapa dos Mercadores.

137

Tudo é de uma beleza ímpar. Chegando na Rua Primeiro de Março, a imponência da Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo tira o fôlego!

139

Paço Imperial

Olho no relógio, ainda dá tempo de visitar o Paço Imperial, que aparece em meu caminho!

140

Vejam o cuidado na preservação de traços antigos durante a restauração do local.

143144141

E vejam os resultados!

142

Não resisto a uma vista da janela.

145

No páteo interno, o contraste entre o antigo e o novo!

146

Pronto, agora sim posso encerrar o dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *