Abr, 30 (16/29) – Chapelle Notre Dame de la Médaille Miraculeuse, Le Tombeau de Napoléon e um filme em Paris

147Musée de l’Armée

Outro dia a caminho da escola de francês vi um mercado que pareceu valer uma visita. Hoje estou indo até lá.

002 004 008 009 012 026027

Valeu mesmo ver Au Bon Marché. Ao mesmo tempo, você encontra móveis, roupas, supermercado, restaurante e padaria. O local é formado por dois prédios interligados por uma passagem sobre a rue de Bac.

Falando em rue de Bac, é aqui que está também a Chapelle Notre Dame de la Médaille Miraculeuse, uma igreja que minha prima Gladyz falou para eu visitar.

015 013016 014 018022019 020 021 023024 025

Gladyz, extremamente linda a igreja. Diferente das outras que vi até agora, sem aquela suntuosidade, mas de uma beleza e calma marcantes.

Claro, estava cheia de turistas. Perguntei para uma freira que cuida da igreja se turistas fotografando o tempo todo não incomodam. Ela respondeu que aqueles que fotografam uma vez – a primeira vez que vem aqui, ela me apontou – não são um problema, o ruim são aqueles que vem muitas e muitas vezes com suas máquinas fotográficas.

A região tem alguns pontos muito diferentes: uma estação de metrô (Vaneau) com um monumento egípcio ao lado…

 028

… um imóvel ligado à administração pública que preciso fotografar – é bem imponente …

031

… e até divulgação de shows.

029

Ah, será só em 6 de julho, acho que terei que voltar!

Falando em shows e lazer, passo agora na frente do La Pagode. A princípio o nome me interessou porque achei que tivesse algo a ver com nossa dança. Mas não, é um cinema. Consulto o TripAdvisor e vejo que é um cinema cult, tradicional e bem bonito. Como eu queria ver um filme em Paris, aproveitei e entrei.

036   038

Muito confortável, som excelente e quase ninguém na sala. Um privilégio, aqui os cinemas são bem lotados. Vi um lançamento que está em muitas salas de ParisLe Labytinthe du Silence.

Olha, talvez um dos melhores filmes que já vi na vida. Mexeu muito comigo, foram várias e várias lágrimas. É um filme muito forte, que fala de um advogado recém-formado e sua luta para punir os nazistas. Nem é o tipo de filme que eu normalmente escolheria, mas foi mesmo um dos melhores!

TripAdvisor também fala sobre o terraço do cinema…

045043  044

039 040 042

Que cinema!

Nem bem andei uma quadra, uma nova igreja na frente.

053

Google Maps informa, église Saint-François-Xavier.

048

Fiquei meio em dúvida, entro ou não entro? É tanta igreja! Ainda bem que resolvi entrar!

055056057

Uma igreja bem iluminada, ampla e – como quase todas até agora – bem imponente!

062058059  060

Este altar da foto abaixo fica atrás do altar principal, nos fundos da igreja.

065

A cúpula da igreja é um espetáculo à parte.

069 070

Os quadros da crucificação…

072 073

…e o tradicional órgão acima da porta de saída.

066

Já estava pensando em encerrar as visitas do dia, está chovendo, quando vejo esta maravilha pela frente.

077

De fato, é uma maravilha ao lado da outra. Veja só o cantinho esquerdo da foto abaixo.

082

O que será tudo isso? Esta grande cúpula dourada sempre chamou minha atenção, já estou por aqui mesmo e vou descobrir o que é.

Abro o TripAdvisor.

084  075   083

Ainda meio sem entender exatamente o que é tudo isso, entrei na igreja. O segurança já logo perguntou, “Avez-vous de ticket?”

Pronto, precisava comprar o ingresso. Comprei e comecei a entender tudo, o próprio local da bilheteria já ajudou. Eu estou no Musée de l’Armée, que inclui a église du Dôme, o Jardin de l’Intendant e a Tombeau de Napoleon. Olha só o guia que recebi.

MuseeLarme_GuiaMuseeLarme

Agora sim acho que consigo me encontrar.

Primeiro a église du Dôme.

088 089

Por incrível que pareça, apesar da impressão causada lá fora, nem é a igreja mais bonita que vi até agora.

Talvez a beleza esteja na parte da frente, que é a Tombeau de Napoleon. A tumba forma um conjunto com a igreja.

090 091 092 097 098 099102 103 101 104

Vou descer e chegar mais perto da tumba (que coisa meio mórbida, não?).

105 106 109 110 111

Ou até que nem tanto mórbido, a vista daqui também é muito bonita.

Vamos subir novamente e apreciar outros pontos.

112 120 113 116 117 118  119115

Naquele guia que recebi quando comprei o ingresso, estava escrito que estou no Musée de l’Armé. Então, nada mais justo do que haver armas por aqui. Muitas estão no área interna ao prédio.

121 122 125126 127 128

Preciso sair um pouco agora, ver o Musée de l’Armée do lado de fora, mas ainda dentro do espaço do Musée de l’Armé.

129

Esta foto aí acima mostra bem lá no fundo as estátuas douradas características da pont Alexandre III.

Preciso andar um pouco mais, ver não só o jardim, como também um pouco mais o prédio em que fica o museu.

139 131 132 133 135 136 137

Olha só o que apareceu…

141

Nas duas outras viagens que fiz, vi esquilos. Agora esta aqui está completa (rs).

Para encerrar a visita, atravesso o museu e volto novamente ao início, agora para ver com mais calma um outro jardim, o que eu havia visto quando cheguei sem prestar muita atenção.

146145

Ainda bem que voltei para olhar!

Vendo tudo com mais atenção, percebo que aqui ainda existe um hospital – e em pleno funcionamento: Institution Nationale des Invalides.

144

Agora sim, é hora de encerrar a visita. Mas não resisto a mais uma olhadinha, agora já fora do museu e a caminho do ônibus para casa.

147

Finalmente o mapa com os novos pontos do dia, hoje focando mais a região ao lado do Musée de l’Armée.

Mapa3004

3 pensou em “Abr, 30 (16/29) – Chapelle Notre Dame de la Médaille Miraculeuse, Le Tombeau de Napoléon e um filme em Paris

  1. Me sinto repetitiva… Os adjetivos são poucos pra elogiar Paris….
    Estou encantada por esta cidade….
    Eu que sou toda Inglaterra e Alemanha…..
    Pois é…..
    Bjs

    1. Ci, só tem um remédio para esta sua divisão de sentimentos entre Inglaterra, Alemanha e agora França (Paris): vamos ver todos estes países juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *