Mai, 8 (24/29) – Parc Montsouris, Cité Universitaire, Église Notre Dame du Travail, os perigos de uma grande cidade e as catacumbas de Paris

026Cité Universitaire

Depois de um dia inesquecível no Castelo de Versalhes, um dia mais calmo vem bem a calhar. Hoje é mais um feriado em Paris.

Como não faço a mínima ideia do motivo, já pesquiso o oráculo de nosso tempoGoogle.

001

É a Festa da Vitória, comemoração da capitulação incondicional da Alemanha nazista e o consequente fim da Segunda Guerra Mundial. Interessante é ver na notícia acima o vai e vem do feriado: decretado em 1953, foi suprimido em 1959 por Charles de Gaulle, mantido por Giscard d’Estaing em 1975 e restabelecido por François Mitterrand em 1981.

Embora muitas lojas não acreditem no feriado – estão abertas – a cidade está indiscutivelmente mais calma, é então um bom dia para visitar lugares também mais tranquilos. Meu primeiro destino é o Parc Montsouris, um parque que vale a pena visitar conforme um texto que li em algum momento.

O parque fica relativamente perto, 19 minutos de caminhada, vou a pé!

Andar a pé é bom porque sempre aparece algo novo no caminho. Acabo de encontrar um parque menor, Jardin de Moulin de la Ponte,  segundo o Google Maps.

002

Parece bonito, vou entrar.

003 004

Os avisos na entrada mostram duas curiosidades:

  • Parque na França também tem carrapato (rs);
  • Parque na França tem wi-fi.

E parque na França, até os pequenos, são muito bem cuidados.

006

Foi uma boa decisão aproveitar o feriado e ir a pé até o primeiro ponto planejado de hoje, o Parc Montsouris. O que há de lugares bonitos para ver, que eu não veria se fosse de metrô, justifica o exercício. Além do mais, gosto de exercícios :-).

Vejo uma escola de crianças em um prédio original…

008 010

… mais um parque muito pequeno, totalmente inesperado e bastante bonito…

011 012 013 014 015

…até ruas que valem uma foto. Ou duas!

016 017

Cheguei ao Parc Montsouris.

019 020

Depois de uma caminhada, é repousante sentar em um parque assim. Dá gosto!

Enquanto descanso, vejo no Google Maps que estou próximo à Cité Universitaire.

021

Acho que tenho algum tipo de fixação por escolas e universidades (rs), sempre quero conhecer. Vamos lá!

023 026

Uau, ainda bem que entrei. Estou me sentindo de volta ao Castelo de Versalhes.

028 030 031 033

O espaço livre aqui é enorme!

035 036 037

Interessante é que há as casas de vários países para os estudantes. Vila Los Hermanos.

040

Como a Cité Universitaire chamou minha atenção rápido demais, não tive tempo de ver direito o Parc Montsouris, vou voltar lá.

042 043 041 045 046 048

Que maravilha de parque, um verdadeiro oásis na cidade. Tem até teatro de marionetes.

049

Algo que chama muito a atenção aqui em Paris é a total integração do transporte público com o dia a dia das pessoas. Aqui no Parc Montsouris, por exemplo, a linha de metrô convive harmoniosamente com o verde.

051

Final do passeio no parque, uma última foto!

052

Em uma área verde como esta, natural que as ruas próximas esbanjem natureza.

053 054

Mesmo muitas delas sendo ruas privativas, não resisto e entro para dar uma olhada.

055 057

A próxima rua assim foi uma recomendação do TripAdvisor, lá está escrito que vale a visita: Rue Georges Braque.

 061060  064

Um pequeno paraíso verde, vejam que na ponta da rua aparece o Parc Montsouris.

Como hoje é um dia mais leve, até por conta do feriado por aqui, vou continuar passeando a pé até meu próximo destino, Église Notre Dame du Travail. Parece que é uma igreja diferente de todas que vi até agora, sua estrutura é toda em aço aparente. Vale uma visita.

Ao longo do caminho, as surpresas que justificam a caminhada. Primeiro, um lugar em que morou Lenin

066 068

… depois os ônibus todos com bandeira da França, comemorando o feriado de hoje…

069

…na sequência dos pontos que merecem uma visita, a Place de Séoul, que fica no 14 arrondissement

070 073071 072

… para finalmente chegar à Église de Notre Dame du Travail.

Estes bancos estão bem próximos à igreja…

074

…já esta fonte está bem na frente.

 077

Vamos entrar.

076081 079 080 084  087086085 083

Realmente, é uma igreja bem diferente! Em quase tudo aqui prevalem as estruturas metálicas. Veja só este canto ao lado do altar principal.

088 089091 092

Bem, há algo em que a igreja é parecida com as outras que vi até agora: o belo órgão acima da porta entrada.

093

Um fato curioso é que durante este tempo todo em que estou na igreja, não via uma pessoa sequer. Só eu estou aqui. Está tudo tão silencioso que consigo escutar meus passos.

Bom, hora de ir embora. A tranquilidade dentro da igreja também está presente no jardim fora.

095 096

Pois bem, esta paz acabou. Não dá para ver na foto da direita, mas lá atrás destes arbustos há um grupo de rapazes. Pois então, um deles atirou uma pedra enorme, quase do tamanho de um paralelepípedo, em minha direção. Levei o maior susto, ao mesmo tempo ouvindo um deles gritar:

– Pas de photo! Pas de photo!

Certamente estavam fazendo algo de errado, não queriam ser fotografados. Ainda assustado, viro o corpo já procurando a esquina mais próxima para sair daqui quando uma moto se aproxima com dois rapazes. Um deles pergunta:

– Por quoi des photos?

Explico que é por causa do jardim e já vou saindo devagar o suficiente para não chamar a atenção, mas ao mesmo tempo depressa porque quero sair daqui o mais rápido possível. Claro, não há ninguém por aqui, como vou pedir ajuda se precisar?

Ainda bem que na quadra seguinte já havia lojas abertas, foi um alívio. Foi a primeira vez que senti medo aqui em Paris, tomara que tenha sido a última.

Pelo menos a rua é bonita, volto à beleza que tem me encantado até agora. É uma rua aparentemente dedicada às crianças, olha só o nome da loja.

099098

Parece mesmo que as crianças têm preferência por aqui, olhe só a placa de sinalização.

 100

Eu achava que houvesse apenas uma Galeries Lafayette em Paris, mas outro dia passando de ônibus por aqui vi mais esta aí da foto abaixo.

103

É por isso que estou aqui agora, quis ver como é esta galeria e se ela tem relação com a outra mais tradicional perto da Opéra Garnier.

Ainda não entrei, mas a loja fica no mesmo conjunto de um dos pontos turísticos mais procurados em Paris, a Tour Montparnasse, uma torre com 210 metros de altura.

110 107

Já vi muitos lugares altos aqui, não vou subir nesta torre. Além do mais, um dia não está muito claro, seria um desperdício. Vou sim subir no terraço da Galeries Lafayette.

113111 112

Ah, essa vista sim vale a pena. Que bom que subi aqui. Vou entrar no conjunto comercial agora.

116  117115

Tem até loja da Timberland, se soubesse nem teria comprado um tênis impermeável deles LÁ no Brasil para andar em dias de chuva AQUI em Paris. Vivendo e aprendendo!

118 119

É uma bonita galeria, muito parecida com um pequeno shopping. Mesmo a Galeries Lafayette aqui nem é tão grande, não chega nem aos pés da loja mais conhecida. Então, já que é assim, hora de ir embora.

Consulto o TripAdvisor e vejo que estou bem perto das famosas Catacumbas de Paris. Será que há muito gente lá?

122

Não tem jeito, Paris é Paris, sempre tem gente em todos os lugares. Em qualquer hora! Bom, o passeio parece bom, vou enfrentar a fila.

A caminhada começa bem, o mapa na entrada mostra todo o caminho a ser percorrido no SUBTERRÂNEO das ruas, começando na Place Denfert Rochereau.

125

Pode parecer meio bobo, mas estou entusiasmado. É o segundo passeio que faço nas cavernas de Paris, a primeira foi outro dia nos esgotos da cidade, a outra será agora. Estou na maior expectativa :-).

128

A entrada das catacumbas já impressiona bastante! Mal sabia eu o que vinha pela frente!

129 130 131 132 134

Veja que impressionante a disposição dos ossos, empilhados de forma a ganhar espaço. Os maiores, mais longos, eram cuidadosamente separados e empilhados um a um, de forma a construir uma pilha estável e quase sem espaço entre eles.

137 138

Osso longos, como fêmur e tíbia, foram colocados à frente, formando verdadeiras paredes de ossos, adornadas com os crânios em desenhos geométricos. Por trás destas paredes de ossos, foram depositados os ossos menores e mais irregulares.

136 139

Não é à toa que os turistas ficam impressionados!

140 142

Estas catacumbas ocupam uma pequena parte de um complexo sistema de túneis e cavernas existentes no subsolo de Paris, criados para exploração de pedreiras durante a ocupação romana. O ossuário, que ocupa apenas uma parte muito pequena destes túneis, começou a ser organizado a partir de 1785.

Segundo uma explicação que encontrei na Wikipedia


Na metade do século XVIII, a maior parte das igrejas de Paris possuía seu cemitério. Entretanto, o crescimento da cidade acumulou gerações e mais gerações de despojos funerários para os quais os cemitérios não ofereciam mais espaço.

Em 1780, o cemitério “des Saints-Innocents”, o mais importante da cidade, foi fechado, por demanda da população. A lotação do cemitério era tal que a população vizinha estava adoecendo devido à contaminação provocada pelo excesso de matéria orgânica em decomposição.

No dia 9 de novembro de 1785, o Conselho de Estado francês decidiu pela necessidade de reformular o sistema de cemitérios de Paris e pela imediata tomada de providências.  Novos cemitérios foram construídos na periferia da cidade, mas restava a preocupação do que fazer com os cemitérios superlotados já existentes.

A ideia de usar os túneis abandonados das pedreiras parisienses é creditada ao chefe de Polícia, General Alexandre Lenoir, e levada à cabo por ordem de seu sucessor, o Sr. Thiroux de Crosne. 


É mesmo tudo muito impressionante. Olha só a estrutura do local.

143

Bom, valeu a visita. Vou voltar à superfície.

146

Dá para imaginar que embaixo desta rua estão as catacumbas? Eu, hein?!?

Fiz até questão de procurar no Google Maps o trecho em que estive no subsolo.

145

O passeio começou lá no alto do mapa, Denfert-Rochereau, e terminou na posição em que estou agora, o pontinho azul. Parece pequeno na foto, mas foi uma experiência e tanto!

Nada melhor do que então encerrar o passeio do dia com o tradicional mapa de pontos visitados.

MapaMaio08

2 pensou em “Mai, 8 (24/29) – Parc Montsouris, Cité Universitaire, Église Notre Dame du Travail, os perigos de uma grande cidade e as catacumbas de Paris

  1. Gostei muito daquela igreja, muito bonita é diferente. Pena que aconteceu algo tão desagradável….
    As catacumbas são muito interessantes…. Quem sabe um dia vou vê-las ao vivo e a cores….

    1. Ci, nunca podia imaginar que iria fotografar uma molecada usando drogas. Foi um sufoco, mas saí rapidinho e deu tudo certo. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *