Abril, 27 (12/28) – Checkpoint Charlie, St. Matthäus-Kirche, Kulturforum, Café do Brasil

032Interior da Corte dos Magistrados, Amtsgericht Mitte

Ontem estive bem ao lado do famoso Checkpoint Charlie, um dos pontos turísticos mais comentados de Berlim. Só que eu já estava cansado depois de quase 8 horas de caminhada, preferi descansar primeiro para ver o local com a calma merecida.

Aqui estou eu hoje.

001

Esta placa é uma réplica da existente na época do Muro, o Checkpoint Charlie era o local em que algumas pessoas autorizadas podiam passar pelo Muro.

009 010 011

O local é muito bem cuidado hoje, há várias explicações, fotos e referências históricas sobre este ponto. Uma das fotos mostra o Checkpoint Charlie na época do Muro.

008

Entendo, respeito e reforço a importância história do Checkpoint Charlie, mas confesso que fiquei um pouco frustrado: é só isso que há para ver? É, só isso. Pouco, fisicamente; muito, historicamente.

Fico muito mais entusiasmado vendo prédios mais interessantes, como este em que está o Museu do Muro.

012

Está quase na hora da única atividade com horário marcado que tenho para hoje. Vi na internet que a St. Matthäus-Kirche oferece orações ao som de órgão às 12h30. Já ouvi falar muito bem dos sons dos órgãos das igrejas de Berlim, então este é o programa com hora marcada. Vou pegar um ônibus para chegar até lá, são apenas 20 minutos.

018

Já estive aqui antes, foi no dia em que pela primeira vez o local em que a Berliner Philharmonie faz seus concertos. A igreja estava fechada, hoje consegui entrar.

019

Bonita por fora, despojada por dentro. Perguntei, em inglês, para a pessoa responsável se haveria mesmo um concerto daqui a pouco. Ela não só confirmou, como disse ser a pregadora e deu boas vindas.

Foi interessante e acolhedor. Na hora da cerimônia ela agradeceu a presença de todos – em alemão – e, olhando diretamente para mim, a minha – em inglês. Em mais uma prova de acolhimento e hospitalidade, ao final ela se aproximou, perguntou se eu gostei – eu disse que havia gostado muito – e desejou uma ótima estadia em Berlim.

A igreja fica ao lado do Kulturforum, que abriga uma série de exposições e atividades. Não vou às exposições, quero apenas conhecer o prédio.

022021

Gigantesco!

Daqui é possível uma boa visão da Berliner Philharmonie e do Sony Center mais atrás, situado ao lado da Postdamer Platz.

020

Estou com fome, vou almoçar no Shopping Arkaden, fica bem aqui ao lado.

Entro, está lotado. Filas várias e nenhum lugara para sentar. Já que tenho outros planos perto da Alexanderplatz, vou almoçar por lá. O Shopping Alexxa tem um restaurante chinês que gosto muito, não quero comer salsicha ou linguiça hoje (rs).

Morrendo de fome, já nos arredores da Alexanderplatz, não consigo evitar as fotos interessantes.

023 024

Este último prédio parece bonito demais, peço ajuda ao Google MapsAmtsgericht Mitte. É a corte dos magistrados. Será que é possível visitar?

027

É, desde que eu não suba as escadas, informa o funcionário no balcão de informações. Então, vamos lá!

028

Nossa! E eu vou lá querer subir as escadas? Quero mais é aproveitar a vista daqui.

030032 033031

Agora sim, posso almoçar satisfeito.

Depois do belo almoço, passeando na região, encontro mais um grupo de brasileiros. Claro, aproveito para pedir mais uma foto. E esta o brasileiro caprichou no enquadramento!

038

Minha amiga Angela comentou outro dia no Facebook ter comprado um livro na Nikolaiviertel. Eu não lembrava de um local de livros antigos lá, voltei hoje para procurar.

Não encontrei, o que mais se aproxima de um possível lugar de venda de livros antigos é o Museum Kmoblauchhaus. Apenas fotografo, não entro, nem tenho certeza se foi aqui que ela encontrou o livro.

039

Vou andar um pouco pela região.

045

Ao atravessar a rua para pegar um ônibus até o próximo local, um prédio chama minha atenção. Preciso ver mais de perto, depois pego o ônibus!

048 050052

Para uma ideia do tamanho deste prédio, olha a foto abaixo. Bem lá no fundo há um carro, minúsculo em relação a esta construção.

058

É o Altes Stadthaus. Foi construído entre 1902 e 1911 como uma extensão à Prefeitura, que estava ficando pequena. Perguntei a um policial na rua se eu poderia entrar no prédio, ele foi taxativo: “Nein!”

De repente, uma moça (senhora?) sorridente chega perto de mim, sorrindo como se me conhecesse, abre um mapa e pergunta – em inglês – como ela faria para chegar na  Bernauer Strasse. É a rua em que todos vão, é lá que fica um ótimo memorial do Muro, eu fui há alguns dias.

Difícil explicar como ir, então abri meu Google Maps, escrevi o nome da rua e mostrei a linha de metrô mais adequada. Ela agradeceu e eu perguntei de onde ela era. Com um forte sotaque, ela respondeu:

– Purrrtugal!

Pronto, comecei a rir. E já fui logo falando português com ela. E nós dois tentando gastar nosso inglês. Mundo pequeno este, não?

Bom, foi só a Maria João – claro que eu perguntei o nome dela – ir embora para eu me dar conta que estava bem ao lado da livraria em que a Angela comprou um livro antigo na Nikolai Viertel.

062063065

A livraria fica bem perto do Altes Stadthaus, que vi há pouco. Tanto que ele até aparece na vitrine da livraria.

Não consigo chegar no ponto de ônibus, sempre há algo a fotografar.

059060

Olha só o que encontrei? Alguns dias atrás fui a uma loja Ampelmann, aquela dos bonequinhos verdes e vermelhos dos sinais de trânsito. Eles não existem em todos os lugares, mas hoje finalmente encontrei.

069 073

Na maioria dos cruzamentos, os bonequinhos são homenzinhos simples, mais estilizados, e não estes Ampelmann.

Mais um prédio a fotografar …

076

… finalmente pego o ônibus e chego a meu próximo destino, Brasil!

078

Pois é, este é o Café do Brasil. Fica na Dudenstraße 2, em frente Platz der Luftbrücke e ao antigo aeroporto de Tempelhofer, que se não me engano virou um parque enorme. Outro dia vou visitar, hoje já está tarde e ameaçando chover forte.

O brasileiro aqui está com tudo, olha a divulgação de brunch com comidas brasileiras todo primeiro domingo de cada mês.

079

Este é o distrito de Kreuzberg, vou dar um passeio rápido.

Bem ao lado do Café do Brasil, um prédio imponente.

080

Uma placa na frente informa que este imóvel está ligado ao departamento de águas da cidade.

À frente, a Platz der Luftbrücke.

084 085

Este monumento é uma cascata, pena que está sem água hoje.

Bom, vamos embora para casa, acho que vai chover.

086

A estação do metrô aqui também é bonita. Estou na linha U6, que me leva em 20 minutos para a casa em que estou. Até amanhã!

Ah, hoje o mapa de encerramento do post está mais limpo porque o Café do Brasil me levou para uma parte de Berlim que eu ainda não havia visitado muito. Pretendo voltar mais na região.

MapaAbril27

3 pensou em “Abril, 27 (12/28) – Checkpoint Charlie, St. Matthäus-Kirche, Kulturforum, Café do Brasil

  1. Meu Deus, essa Corte dos Magistrados é linda demais!!! Aliás está difícil achar alguma coisa que não seja linda. A prefeitura…nossa!!!! Pena que não dê pra entrar.
    Estou amando Berlim!
    Bjsssssss

  2. As construções de ontem e de hoje são simplesmente esplêndidas! O que dizer a mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *