Maio, 11 (26/28) – Memorial aos judeus assassinados na Europa, Curry 36, Viktoria Park, Schöneberg

029Posição do antigo Muro de Berlin nas proximidades do Reichstag

Nestes últimos dias deste passeio em Berlim confiro no Google Maps os pontos que ainda quero visitar e pinto e azul. Assim, facilita meu caminho para hoje. O primeiro ponto será o Sowjetisches Ehrendenkmal, o terceiro memorial soviético que vou visitar na cidade.

001 002

Para chegar lá, o ponto é a Hauptbahnhof, a estação central de Berlim. Estive aqui outro dia, mas voltar sempre dá a chance de ver novos ângulos. Por exemplo, não havia me dado conta de que aqui consigo ver vários pontos notáveis da cidade. A foto acima mostra o Sony Center, a próxima abaixo a cúpula do Reichstag

003

… e mais uma com o ponto que não poderia faltar, a Fernsehturm.

005

Ah, olhando para trás, a Hauptbahnhof.

010

Quando estive visitando o Reichstag, fiquei com muita vontade de conhecer um dos outros prédios que formam o Bundestag, como por exemplo o Paul-Löbe-Haus – que está agora em minha frente.

011

Será que é possível? Vou chegar perto.

012

Sim, é permitida a visita, só que é necessário agendar antes. Ou entrando em uma enorme fila aqui perto ou via internet, mas para datas geralmente duas semanas depois. Não dará tempo, então vou contornar o prédio e de algum jeito ver se consigo enxergar o interior aqui de fora mesmo.

013

Que bom, o prédio é todo envidraçado, achei um ponto em que consegui ter uma bela visão do quão monumental é lá dentro. E até foi suficiente, uma visita agendada certamente iria mostrar o funcionamento deste prédio e não estou exatamente curioso quanto a isso.

Continuo andando pelo Tiergarten até chegar ao memorial soviético. A entrada não deixa dúvidas, cheguei.

016

Aqui ao lado um painel mostra duas fotos históricas da região. A primeira, uma visão de como ficou devastada na guerra a Platz der Republik, o Reichstag ao fundo.

018

A segunda mostra o próprio Reichstag ao lado deste memorial soviético em que estou agora. Eles não estão um ao lado do outro, mas o ângulo da foto dá esta impressão.

014

Guerras são mesmo absurdas, a devastação é enorme.

Dos três memoriais soviéticos que visitei em Berlim – até onde sei existem apenas estes tês mesmo – este é o mais simples. Vale a foto e as muitas informações exibidas no painel, como por exemplo o ano de construção, 1945.

015 017

Estou bem próximo ao Portão de Brandemburgo, vou passar por lá de novo.

Foi uma boa decisão, consigo ver um detalhe que li em um artigo outro dia. A disposição das árvores em frente ao Portão é reflexo do Muro de Berlim que passava por aqui.

020

Para reforçar mais ainda a posição do Muro, a rua tem marcada seu traçado.

024 025029

Para uma ideia mais global deste traçado da última foto, ele passa exatamente atrás do Reichstag, onde há um carro de polícia parado.

027

Como já vimos em outros posts, muitos lugares têm cruzes lembrando as pessoas que morreram nestes pontos.

035

Eu não iria fotografar o Portão de Brandemburgo novamente, afinal já fiz um post do dia em que o visitei. Mas não resisti…

038

Aproveite e virei a câmera e fotografei a Unter den Linden e a Fernsehturm bem lá atrás.

042

Próxima visita, Memorial aos judeus assassinados na Europa. Fica aqui ao lado!

043

É impressionante. Está escrito aqui que a proposta do local é ser bem visível, para que estes crimes nunca mais sejam cometidos.

044

Há uma galeria subterrânea com um grande acervo sobre os crimes: cartas de quem foi assassinado, nomes, registros históricos. Acabei não fotografando porque as pessoas lá dentro estavam realmente concentradas no que estavam vendo, seria indelicado de minha parte.

046

Preciso pegar o metrô para visitar outro ponto. Eu poderia ir pela famosa Unter den Linden, que já conheço, então optei por uma rua paralela só para ver outros lugares.

047

Foi uma boa decisão!

Um das salsichas mais famosas de Berlim é o Curry 36, na  Mehringdamm 36. Estou exatamente neste lugar – e com fome!

048 049

Não quero ser chato, mas aquela que comi ontem no Konnopke’s Imbiss é muuuuuito melhor! Além dos atendentes serem bem mais simpáticos, a salsicha também ganha de longe. Só que justamente hoje em que estou em um lugar famoso, pedi duas salsichas em vez de uma. Tudo bem, o prato está bom, mas é que o de ontem estava mesmo incomparavelmente melhor.

Antes de chegar aqui, havia visto uma igreja, vou lá ver. O Google Maps informa que é a Pfarrei St. Bonifatius.

051 052055

Que beleza! Ainda bem que entrei!

058 059

No caminho para a próxima visita, passo por uma loja de lembrancinhas. Resolvi entrar por curiosidade, veja um dos souvenirs.

062

Pergunto para a atendente o motivo, ela diz que é coisa do dono da loja. Então tá!

Poucos passos para frente, um lugar lotado. Ah, é uma sorveteria, tenho que ir lá!

063

Há um enorme grupo de crianças na minha frente, estou esperando.

Pronto, comprei um de café. Gostoso, mas não é igual a alguns que temos no Brasil. Mesmo assim vale a experiência, ainda mais em uma tarde ensolarada como a de hoje.

Por falar em refrescar, chego no Viktoria Park. Fica na esquina da GroßbeerenstraßeKreuzbergstraße.

066

Lindo, lindo. O parque merece várias fotos.

067 069

Estamos em Kreuzberg, que pode ser traduzido como morro da cruz. Li em alguns sites que esta é a explicação para o nome daqui. Não sei se é fato!

Uma história que deve ser verdadeira – encontrei no site oficial VisitBerlin – diz que a cachoeira é artificial, construída em 1821. A cruz é um monumento que comemora as batalhas da Guerra da Libertação. A cachoeira, continua o VisitBerlin, é uma réplica em menor escala de outra na PolôniaWodospad Podgórnej. E a água é bombeada para o alto, são 13.000 litros por minuto.

Simplesmente incrível, esta cachoeira foi construída pela mão humana. Que admirável! Vamos ver mais um pouco.

071072

Bom, vou ao alto da cachoeira, quero ver a torre!

074075 077

A visão que temos da cidade deste ponto justifica a subida.

079

Simpático (rs)! Mas vamos ver só a paisagem. Primeiro, Fernsehturm

089

…. depois International Trade Center, este prédio mais ao fundo branco com uma lateral preta…

083

… as duas torres na Gendarmenmarkt, uma é a Deutscher Dom e a outra a Französischer Dom

087

… e por último o Sony Center.

086

Não falei que a vista aqui era boa? Dá para enxergar longe…

… e também o próprio parque bem do alto.

085

Bom, hora de descer.

088 091

Gostei tanto do Viktoria Park que vou contar só mais um detalhe. Além de toda esta beleza, há no parque também a produção do vinho Kreuz-Neroberger. Tudo começou em 1968, quando as uvas usadas para o vinho branco foram doadas ao distrito de Kreuzberg. Desde então, o vinho vem sendo feito aqui, perto de 200 garrafas por ano. Como oficialmente o vinho não pode ser vendido em lojas, é usado pelo distrito como presente ou em ocasiões excepcionais. Apreciadores de vinho também podem adquirir uma garrafa, basta uma doação de 10 euros.

Vamos andando. A região tem prédios bem alternativos.

094 092

Há muitos lugares aqui aproveitados como parques e áreas de lazer, até mesmo ao lado da linha de trem.

097 093

Algumas destas áreas são especialmente desenvolvidas para as crianças.

099

Estou indo para meu próximo ponto de visita, já várias quadras longe das fotos mostradas acima, mesmo assim estou em outro parque.

101

Apenas por curiosidade, fiquei com vontade de conhecer o Gasômetro, o distrito aqui é Schöneberg.

102 106

Fechado em 1995, foi muito usado para fornecimento de energia para iluminação pública e aquecimento das casas no distrito. Depois de muitas discussões sobre sua utilidade, seus 80 metros de altura são usados hoje para eventos.

Como estou em Schöneberg, vou andar um pouco mais pelo bairro.

107 108

Não me canso de impressionar com o trabalho que é feito aqui para que ninguém nunca mais se esqueça das barbaridades do nazismo. A placa acima diz Locais de terror, nunca devemos esquecer. Pois é!

Bem ao lado, uma galeria. Se há lugares que sempre gosto de entrar, uma galeria é uma delas.

110 111112

É por isso que gosto de entrar em galerias, quase nunca me arrependo :-).

Também tem dado muito certo minhas visitas às igrejas, então vou entrar agora na Ev. Apostel-Paulus-Kirchengemeinde, que está bem à minha frente.

121 113 115 116 117 118

Algumas fotos nem pedem palavras para descrevê-las, é só ficar apreciando. Que igreja esta, hein?!? Além de sua beleza, achei muito interessante estes banquinhos bem na frente do altar. Será que é para crianças? Não entendo muito, mas acredito que sim!

Algo que também não canso nunca de ver são os imensos espaços verdes que existem em Berlim

122

… ou as praças e suas fontes bem cuidadas. São lindas!

127

Pelo jeito, nem o menino da estátua aqui na fonte se cansa de admirar a beleza (rs).

129

Isso é que dá fotografar tudo. Vejo agora na foto aí acima um prédio bem atrás da fonte, parece bem tradicional.

130

Vejo no Google Maps e descubro tratar-se de uma escola de música, Volkshochschule Tempelhof-Schöneberg. Escola é comigo mesmo, adoro visitar todas as que posso. Vou entrar.

135 136 137

Como sempre, valeu a entrada. Achei divertida a palavra, neugierig. Significa … curioso! É, parece que estavam falando comigo, depois desta só encerrando o passeio hoje.

Claro, antes dá tempo de mais uma última foto da região.

138

Pontos visitados hoje
MapaMenorMaio11

Pontos visitados nesta mesma região desde o início da viagem
MapaMaiorMaio11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *