Real Gabinete Português de Leitura, Museu de Arte do Rio, Boulevard Olímpico e Mosteiro de São Bento

009Real Gabinete Português de Leitura – dia 1 de 4

Já estive várias vezes no Rio de Janeiro, nunca me canso. E sempre há o que ver. Tanto que vi para mais uma aula e dei um jeito de emendar quatro dias além do dia da aula. Mal posso esperar a hora de começar este novo passeio.

Hotel Belas Artes

Já estive neste hotel antes, gostei e agora estou de volta. Simples, localizado em uma região que requer cuidados, oferece boa acomodação, café da manhã honesto e preço mais do que justo. Além de cortesia e bom atendimento! Não há porque não voltar!

Os corredores, antigos e bem cuidados, remetem a um Rio antigo.

002

Mesmo antigo, o quarto é bastante razoável.

003

Mala desfeita – ou melhor, mochila desfeita – hora de colocar uma bermuda e caminhar. De fato, hora de almoçar. O Google Maps faz algumas indicações de restaurantes, escolho um que parece bem … estiloso!

Conexão Filet e Folhas Lavradio

O nome é meio estranho, embora já deixe claro a rua em que fica, a famosa Rua do Lavradio. Fiquei interessado porque há muita comida saudável, como de fato foi o que encontrei. Eis a prova:

005

Para quem quiser, o restaurante fica na R. do Lavradio, 126.

Real Gabinete Português de Leitura

De uma outra vez em que estivo no Rio, não consegui visitar o Real Gabinete Português de Leitura, uma sugestão de minha amiga Rose. Passei em frente ao prédio em um momento em que as portas estavam fechadas.

007

O prédio impressiona do lado de fora, felizmente hoje está aberto. Pesquisei o horário de funcionamento, agora tenho mais é que entrar!

Nossa, impressiona também – e muito – aqui dentro.

009

Em 14 de maio de 2018, o Real Gabinete Português de Leitura completou 181 anos de existência. É a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822.

008

A sua sede, construída em estilo neomanuelino e inaugurada pela Princesa Isabel em 1887, guarda cerca de 350.000 volumes (milhares de obras raras) – todos disponíveis ao público, já que aqui é uma biblioteca pública. Inacreditável!

010

Entre as obras raras do Real Gabinete figura um exemplar da edição princeps (copiei este texto do site do Real Gabinete, a palavra princeps significa primeira edição de um livro) de Os Lusíadas, de 1572. Também possui em seu espólio o manuscrito do Amor de Perdiçãoobra do escritor português Camilo Castelo Branco.

Museu de Arte do Rio

Estou aproveitando para visitar locais em que passei em frente em outras viagens ao Rio, o Museu de Arte do Rio é um deles. Não fica exatamente perto, mas nada que uma caminhada de 20 a 25 minutos não resolva.

Já no Museu, a vista do piso superior justifica a vinda: olha aí o Museu do Amanhã.

016

Museu de Arte do Rio é muito bem cuidado, a entrada das exposições cria uma grande expectativa…

017

… mas confesso que nada chamou minha atenção. Tentei ser honesto comigo mesmo, visitei cada seção de exposição, mas não fiquei entusiasmado.

Vamos ao próximo destino.

Boulevard Olímpico

Este está bem próximo, foram poucos passos desde o Museu de Arte do Rio até aqui. Bem, os passos foram poucos para chegar, mas o boulevard é enorme: são 3,5 quilômetros de comprimento do Museu Histórico Nacional ao Armazém 8.

O lugar é lindo mesmo!

018

O boulevard é uma das obras mais ambiciosas para receber os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, dá para ver aqui a grande revitalização feita na zona portuária.

Hoje é 5a feira à tarde, nada está acontecendo por aqui (rs), então minha visita se resumiu a uma boa caminhada no local. Vamos ao próximo ponto.

Mosteiro de São Bento 

Puxa, de encher os olhos. Esta é a última visita do dia, parece que foi escolhida para fechá-lo com chave de ouro. O Mosteiro de São Bento é de uma beleza impressionante. Do altar principal…

023024

…aos laterais, a riqueza de detalhes é impressionante!

025

Nada a dever a outras grandes igrejas que já visitei em outros países.

Por falar em outros países, este é um detalhe que percebi em vários deles: igrejas serviam antes de túmulos para pessoas importantes relacionadas a elas. É um pouco estranho ver uma sepultura bem no corredor central, mas percebi que é bem comum.

026 028

Também comum é o grande órgão acima da porta de saída. Ou, no caso do Mosteiro, na lateral da porta.

032

Sem falar da beleza das estátuas de anjos tocando trombetas bem ao lado do órgão!

033

Ufa! Que belo dia!

2 pensou em “Real Gabinete Português de Leitura, Museu de Arte do Rio, Boulevard Olímpico e Mosteiro de São Bento

  1. Adorei as suas matérias.
    Vc é super claro, ensina os caminhos, dá vontade de conhecer tudo!
    Estou babando com as casas amarelas na Glória.
    Obrigada por ter compartilhado

    1. Puxa, Márcia, que legal ler seu comentário. Pessoas como você tornam esse meu blog ainda mais interessante. Que bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *