Bonde de Santa Teresa, Parque das Ruínas, Escadaria Selarón e Leblon

008Bonde de Santa Teresa – dia 2 de 4

Ontem tive aula o dia todo, nem consegui passear. Bom, hoje tenho o dia todo, já vou começar pelo Bonde de Santa Teresa, que fica muito próximo do Hotel Belas Artes em que estou hospedado.

Bonde de Santa Teresa

Diferentemente do que eu pensava, o Bonde de Santa Teresa não é só uma atração para turistas, ele funciona para o transporte diário dos moradores do bairro. Como sou turista, meu coração bate forte quando vejo o bonde parado na estação.

008

O tempo de percurso é rápido, acho que nem durou cinco minutos. Bem, hoje é sábado e o trajeto foi um pouco menor do que o normal em dias de semana, quando o bonde vai um pouco mais alto.

Mesmo assim, está valendo muito a pena ver a vista daqui de cima.

009

Mirante do Rato Molhado

Consulto o Google Maps, há um mirante por aqui. Vou lá!

010

Bela vista esta do Mirante do Rato Molhado. Eu nunca havia ouvido falado, bendito seja o Google Maps.

011 012 013

Ufa, de tirar o fôlego. O Google Maps diz que tem mais, então pego o bonde de volta, mas paro no meio do caminho para caminhar uns 300 metros até o Parque das Ruínas.

Parque das Ruínas

Nas ladeiras de Santa Teresa, a antiga casa da mecena Laurinda Santos Lobo, conhecida como a Marechala da Elegância, funciona hoje o Centro Cultural Parque das Ruínas. A vista da Baia da Guanabara aqui é excelente.

014

Uma vista assim pede um complemento pessoal (rs).

015

Tenho mais é que aproveitar o momento!

017 018 019

Com panorâmica ou sem panorâmica, a vista é linda!

020 021 024

Outro ponto interessante da visita é o próprio palacete da Marechala da Elegância.

028030

Bela visita, vamos continuar andando por Santa Teresa.

Escadaria Selarón

Em outra vez em que estivo no Rio, visitei a famosa Escadaria Selarón. Como naquele momento subi a escada, hoje a sensação é diferente, vou descer! Estou a caminho, apreciando Santa Teresa!

031

Escadaria Selarón de fato justifica mais de uma visita, justifica também os muitos e muitos turistas. Foi decorada pelo artista chileno radicado no Brasil Jorge Selarón, que a declarou como uma “homenagem ao povo brasileiro”.

032

Segundo a Wikipedia, foi em 1990 que Jorge Selarón começou a renovar alguns degraus da escadaria. Passava em frente a sua casa e estava em péssimo estado de conservação. No início, os vizinhos zombavam com as combinações bizarras de cores – ele usava nos degraus azulejos azuis, verdes e amarelos, exatamente as cores da bandeira do Brasil.

034

O trabalho era a princípio um passatempo, já que sua atividade principal era a pintura, mas logo se tornou uma obsessão. Selarón vendeu quadros para financiar a sua empreitada, um longo e cansativo trabalho cobrindo todos os degraus com azulejos, cerâmicas e espelhos.

Muito bom, valeu ter vindo aqui uma segunda vez.

Leblon

Difícil passar um dia inteiro no Rio sem pelo menos dar uma olhada na praia. Pego um metrô, vou pelo menos colocar os pés na areia de Leblon.

036 037

Pronto, agora sim posso encerrar feliz o dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *