Maio, 25 (09/30) – Olympic Park, Maisonneuve, Hochelaga e Downtown

049
Olympic Park

Pronto, completei hoje meu passeio em Montreal. Foram nove dias de muitos passeios, posso dizer que conheci bem a cidade. Faltava ainda o Parque Olímpico, é por lá que começo o dia.

Tenho por hábito visitar um ponto alto de uma cidade apenas nos últimos dias, assim posso reconhecer lá do alto tudo que vi até o momento. É por isso que estou chegando agora para subir no Montreal Tower, que está bem na minha frente.

001

Ao lado da Torre, o Biodome. É um espaço para estudo da natureza, que nestes meses de 2019 está fechado para melhorias.

006

Voltemos à Torre, já que ela está funcionando. Com 165 metros, é a maior torre inclinada do mundo, 45 graus. Para uma base, a torre inclinada mais famosa do mundo – Torre de Pisa – tem inclinação de 5 graus.

Para subir, um carrinho tipo funicular de vidro para até 76 pessoas demora dois minutos para completar a subida, a uma velocidade de 2 metros por segundo.

Olha ele aí subindo.

003

Uma parte da subida acontece em ambiente aberto, já começam as primeiras fotografias.

009

Dá para ver o  Saputo stadium no primeiro plano e ao fundo o alojamento em que ficaram hospedados quase todos os atletas das olimpíadas aqui realizadas.

010

Pronto, cheguei ao observatório! Confesso que há tanta coisa para ver que primeiro dou uma volta completa para tentar entender a vista. Depois dou mas uma volta, agora lendo o que está escrito em cada janela aqui do observatório.

Agora sim, na terceira volta, já me sinto mais capaz de identificar o que estou vendo. Esses dois primeiros foram fáceis, eu já havia visto o Saputo stadium e o alojamento enquanto subíamos.

027

Preciso confessar uma frustração. Daqui do alto estou vendo o Jardim Botânico, visitei ontem. Embora eu tenha visitado o Jardim Chinês e tenha gostado muito – está tudo registrado no post de ontem – não vi esta parte com um pequeno lado e uma passarela ao meio. Deve ser um dos pontos altos do jardim e eu não vi! Frustrante!

Pelo menos estou olhando agora!

012

No dia em que cheguei à Montreal, o ônibus que vai do aeroporto à estação de metrô Lionel-Groulx passou por casas e bairros muito certinhos, muito geométricos. Daqui de cima veja que esta organização urbana é uma das características da cidade!

011

Visão ampla de parte do Olympic Park, com Rio Laint-Laurent ao fundo

025
Planetário

Uma sequência e tanto de fotos.

Faço questão de mais uma, o assunto continua sendo o layout geometricamente organizado da cidade. Aqui dá para ver isso não só nas casas até o Rio Saint-Laurent, mas também no condomínio bem no primeiro plano da foto.

031

Não é mesmo tudo certinho?

Pronto! Valeu demais a visita! Vou descer!

Aqui embaixo, uma volta pelo Planetário, agora mais de perto!

035

O espírito olímpico está aqui até hoje, olha que as olimpíadas aconteceram em 1976.

040

Uma pausa para um comentário. Estão vendo o estádio olímpico?

046

Pois é, lá dentro há uma charge que brinca com a enorme semelhança entre os prédios e a Enterprise.

032

Achei o máximo!

Já fora do Estádio Olímpico, uma foto de despedida!

049

Maisonneuve

Para aproveitar bem o deslocamento na cidade, tenho um ponto marcado para visitar a uns 25 a 30 minutos do Olympic Park, é o Marché Maisonneuve. É apenas mais um mercado, mas vários textos que li justificam o passeio.

Estou indo pela Boulevard Pie-IX muito satisfeito.

057

Chegando na esquina com a Rue Hochelaga, nem acredito no que vejo.

053

Parece um palácio, mas é uma escola, École Irénée-Lussier.

Quase grudado, outro escândalo de prédio.

059

É mais uma escola, Saint-Jean-Baptiste-de-la-Salle School. Será que os alunos valorizam tanto quanto eu? Provavelmente não, sei que vou olhar mais um pouco.

064

As casas da Boulevard Pie-IX parecem compor a beleza da beleza deste bairro, Maisonneuve.

067

Vou olhar mais de perto!

065

Correndo o risco de alguém achar estranho, fico parado em frente a uma delas olhando por um bom tempo.

073

Saí da da Boulevard Pie-IX e entrei na Rue Ontário E, dando de cara com a biblioteca da região.

078

Na calçada, tal como em São Paulo, o puxadinho do restaurante.

085

Só que em São Paulo o puxadinho é público, qualquer um pode sentar. Aqui é preciso esperar na fila, o restaurante é dono do lugar. Estranho, o espaço não é público?

Bom, meu destino está logo à frente!

086

É o Marché Maisonneuve.

089

Lindo demais! Eu nem havia planejado uma visita aqui, mas lá em cima na Montreal Tower vi uma foto do lugar, eu tinha mais é que vir!

092

Não funciona mais o mercado aqui, o espaço hoje é um abrigo para os necessitados. Não invadido, mas mantido pela prefeitura.

O mercado funciona em um prédio ao lado!

094

É simples, entrei e saí rapidamente!

Sentei um pouco no banco na grande praça que liga dos dois mercados, a sensação de espaço é enorme. O mercado novo está bem em frente!

095

Volto pela Rue Ontário E, passando novamente pela biblioteca. Vê-la de um outro ângulo faz toda a diferença!

096

Hochelaga

Embora ainda na Rue Ontário E, o bairro já é outro. E é um dos mais conhecidos em MontrealHochelaga.

A placa de boas-vindas ajuda a criar uma boa expectativa.

100

Esta cidade é mesmo muito direcionada a seus habitantes, vejam a praça em frente a lojas e restaurantes.

102

Esse pessoal saber viver bem!

Um dos motivos que me trouxe aqui foi a praça em frente à igreja Nativité-de-la-Sainte-Vierge.

103

O local foi revitalizado, funcionando como ponto de eventos e feiras.

Pronto, vou pegar um ônibus para a região mais central. O ponto fica quase em frente à praça da igreja, aproveito para apreciá-la mais de longe.

105

Rue Notre-Dame Ouest

Embora eu já tenha visitado a Basilique Notre-Dame de Montréal, foi durante à noite, vi espetáculo de luzes Aura. Agora preciso ver a igreja durante o dia, tenho certeza de que parecerá outro local.

Até fiquei em dúvida se registrava o momento, mas como este blog é um relato diário, achei melhor mostrar uma escola de jiu-jitsu brasileira.

108

Fui pego meio de surpresa, estava dentro de um ônibus – com o vidro sujo – mas vale a imagem.

Falando em surpresas, está havendo um casamento na Notre-Dame, o público não pode entrar! Puxa, hoje é meu último dia, amanhã vou para Toronto.

Bom, não há o que fazer, vou continuar passeando por aqui na Rue Notre-Dame Ouest.

Já estive aqui, andei por esta região, mas cada dia traz novidades. Eu não havia visto o Parc Rue Saint Jean/de l’Hôpital e os belos prédios que o cercam.

110

Não consigo descobrir nomes e nem a história destes prédios, por mais que pesquise. Bem, vale mesmo o que estou vendo!

113 115

Andar e apreciar estes prédios históricos é uma forma perfeita para minha despedida de Montreal.

116 120 122129

Ah, esse eu sei o nome, Old Molson Bank Building.

134

Vejo no site do banco que esta fachada é inspirada no Louvre. Pois é, estive lá, mas não lembrava mais!

Um último olhar antes do destino final de hoje!

136

Schwartz’s Deli

Experimentei várias comidas típicas canadenses, fui a muitos restaurantes de referência por aqui. Ainda falta o Schwartz’s Deli, famoso por seu sanduíche de carne defumada. Vamos lá!

Tenho que pegar metrô e ônibus. Como está chovendo, vou por baixo – pela RÉSO. Vim parar no 1000 de La Gauchetière, estou absolutamente surpreso. Eu já havia estado neste endereço, mas não fazia a mínima ideia de grande espaço familiar de patinação.

138

Acho que se ficasse mais um mês aqui, talvez dois ou três, ainda teria muito o que conhecer.

Bem, eu havia dito que o Schwartz’s Deli é famoso, então era de esperar – em pleno final de tarde de um sábado – que o local estivesse cheio.

140

Dou uma olhada na fila, passo em frente ao restaurante …

141

… e resolvo não entrar. Preciso arrumar minhas coisas, senão perco o trem amanhã!

Mas estou com fome, entro no restaurante ao lado…

142

… que parece muito bom e está com uma ótima sugestão de poutine.

144

Entre os dois pratos mais conhecidos, carne defumada e poutine, sou muito mais este último. Mas…

145

… não precisava exagerar. Veio muita comida, nem consigo comer tudo.

Hora de ir embora. Esperando o ônibus, fico apreciando as street-arts aqui ao lado e em frente!

146 148

Um bom final de passeio em Montreal.

2 pensou em “Maio, 25 (09/30) – Olympic Park, Maisonneuve, Hochelaga e Downtown

1. Muito bom você ter passado por Montreal, quero ver agora sua opinião sobre Toronto. Será que será igual à minha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *