Maio, 26 (10/30) – De Montreal a Toronto

032
Casa típica em Toronto

Hoje é dia de viagem, estou indo de Montreal para Toronto. Além da expectativa de uma nova cidade a visitar, passar pelas grandes estações centrais – vou de trem! – sempre compensa muita.

Central Station – Montreal

Esta é a terceira vez que venho a esta estação, mas a sensação é diferente – não estou passeando por ela, hoje sou um usuário. E presto atenção nos painéis indicando as próxima viagens.

001

É tudo muito organizado! O trem 63 é o meu, alguns companheiros de viagem já estão esperando o momento de descer até a plataforma.

003

Falta um bom tempo ainda, vou passear pela estação.

Parece um grande shopping, muitas lojas e restaurantes. Mas em um prédio antigo, restaurado. Não sei o motivo, mas para mim combina muito com viagens de trem.

004

Hora de embarcar, a fila é bem grande. Pudera, o trem deve ter vários carros, cabe muita gente.

006

Como a viagem acontece margeando o Lake Ontario, achava que teria belas paisagens para olhar. Engano meu, o trem até andou próximo ao lago, mas não o suficiente para ser visto.

Tudo bem, as cinco horas de viagem foram bem confortáveis, ver o interior do Canadá pela janela é também uma boa experiência.

Toronto

Chego em Toronto, já estou tendo as primeiras impressões da cidade.

008 009

Olha, que legal, a primeira vez que vejo ao vivo a icônica CN Tower, um dos pontos altos (sem trocadilhos) de Toronto.

021

Claro que arranha-céus são uma constante nesta grande cidade.

026

Já na estação, depois de perguntar para duas pessoas, consigo comprar meu Presto Card, o bilhete único daqui. Paguei 6 dólares canadenses pelo cartão e carreguei mais 50 dólares para uso no metrô, trem e outros meios de transporte que ainda não faço a mínima ideia do que sejam.

Achei o preço da viagem unitária – 3,10 dólares canadenses para quem tem Presto Card – meio alto. Mas pelo jeito compensa, estou no metrô agora impressionado com a modernidade e principalmente largura do carro – talvez o mais largo que tenha visto até hoje nestas minhas viagens pelo mundo!

027

Para chegar à casa em que vou ficar, o Google Maps indicou um metrô até a Spadina Station e depois um ônibus até o número 1063 da Davenport Road.

Saí do metrô, estou esperando o ônibus, linha 127. Hoje é domingo, deve demorar um pouco mais. O Google Maps já avisa que há algum atraso.

Para aproveitar o tempo, fico olhando as casas da região. Algumas bem antigas…

032 035

… cercadas por prédios altos e mais novos.

040

Fico curioso é com esta casa aqui atras do ponto de ônibus, a todo momento entra e sai gente.

042

Não é possível, nem é tão grande assim para tanto movimento. Aí vejo uma placa na frente, vou ver.

046

Pronto, mistério resolvido. A casa é um dos acessos para a estação de metrô Spadina. Se soubesse, teria saído por aqui, não do outro lado da rua como eu saí há pouco.

Cheguei na casa. É meio estranho, não é como em Montreal em que compartilhei a casa com a moradora. Aqui é uma casa com um escritório na parte inferior e três quartos em cima. Estou no quarto número três. Parece um pequeno hotel.

Nem havia qualquer pessoa para me receber. Há pouco chegou uma mensagem para mim dizendo que havia uma fechadura digital, era só digitar o código e ir para o quarto. Muita independência, estranhei mesmo. Mas acho que vou gostar, terei bastante liberdade.

Mala no quarto, já vou tratar de comprar algumas coisas em supermercado. Felizmente até nisso o Google Maps ajuda, há um a poucas quadras daqui – 7 minutos de caminhada, segundo o aplicativo.

012

Caminhar por uma cidade nova é sempre um prazer, é tudo muito diferente. Dá gosto olhar!

050

Já de volta no quarto, faço algo bem importante: contar as moedas que tenho até agora.

002

Confesso que fico meio perdido com o dólar canadense. Existem moedas de 1, 5, 10, 25, 50 centavos e moedas de 1 e 2 dólares, só que a moeda de 10 centavos é menor do que a de 5 centavos. Confunde! Além disso, não consigo identificar muito bem a numeração em cada uma delas, então acho difícil pagar algo com moedas.

Contei as minhas agora:

  • 2 moedas de 2 dólares
  • 4 moedas de 1 dólar
  • 2 moedas de 25 centavos
  • 1 moeda de 5 centavos

Além de moedas, existem notas de 5, 10 , 20 , 50, 100 e – pasmem – 1000 ou 2000 dólares. Tenho só as menores! 🙂

Ah, para terminar, uma informação da Wikipedia: popularmente as moedas tem apelidos:

  • 1 centavo: penny
  • 5 centavos: nickel
  • 10 centavos: dime
  • 25 centavos: quarter
  • 50 centavos: piece, muito raras no mercado
  • 1 dólar: loonie
  • 2 dólares: toonie

Quem sabe agora eu consiga pagar contas com moedas sem me atrapalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *