Abril, 19 (4/28) – Volksbühne, KulturBrauerei, Hackesche Höfe, Curry 61, Alexa

041KulturBrauerei, uma antiga fábrica de cerveja restaurada

Para variar, resolvo hoje experimentar o bonde de Berlim, que parece ser bem confortável. Bonde nas minhas palavras, por aqui o transporte é chamado de tram.

Já logo no metrô uma divulgação brasileira, olha aí o Ed Mota em um evento de jazz. Que bom!

002

Saio do metrô para pegar o tal bonde e vejo mais uma vez os berlinenses aproveitando uma bicicleta, mas com uma companhia especial – eles adoram cachorros por aqui!

004006

Estou falando demais de bicicletas, é que motivos não faltam. Estou falando demais também em outra coisa que aparece sempre, a tão sempre presente … Fernsehturm. Saí do bonde e já dou de cara com ela.

010

Também dou de cara com os prédios diferentes e de bom gosto que tem na cidade.

013012

Mais uma vez pedi ajuda do City Walks Berlin, hoje faço um passeio chamado Scheuenviertel Walking Tour. O primeiro ponto é VolksbühneTeatro do Povo.

015

Que bom estar aqui, eu havia visto este prédio quando estive no alto da Fernsehturm, agora estou do lado para apreciar melhor.

Concebido originalmente para exibir peças sociais e reais para o povo a preços acessíveis, hoje o teatro faz muito sucesso, com muita repercussão na imprensa por conta de suas peças experimentais e contemporâneas – tudo isso informado pelo aplicativo (rs).

O bom é que o City Walk Berlin é só um ponto de partida, aproveito para ver outras coisas que chamam minha atenção. Por exemplo, o Cine Babylon, local de filmes premiados.

018

No caminho, mais prédios que merecem fotos até chegar à Alte Schönhauser Strasse, que segundo o City Walk Berlin é uma rua para que gosta de compras de bom nível.

019 020

Só que por enquanto estou andando em um canteiro central da rua (desde quando rua tem até canteiro central? Esta parece mais uma enorme avenida!), mas na direção oposta à indicada pelp aplicativo. Ainda não quero ver lojas, prefiro primeiro apreciar os prédios.

022 023

Vejo um monte de alemãezinhos entrando em um prédio grande, certamente é uma escola. Fiquei com vontade de entrar.

024

Entrei!

025 026

Belo pátio de escola, hein?!?

Vamos andar mais pela rua, há uma igreja mais à frente.

029 027031

Parece fechada a igreja, nem vou tentar entrar. Até porque mais à frente vejo uma outra igreja.

033

Doce ilusão a minha pensar que era uma igreja, assim que entrei meu queixo caiu (rs).

035

Estou no KulturBrauerei, uma antiga fábrica de cerveja restaurada e preservada, hoje conta com restaurante, bar, lojas, um museu sobre a Berlim socialista, cinema e outras atrações. Eu não fazia a mínima ideia quando entrei!

037036 038 041

Depois deste banho de bom gosto, vamos continuar a caminhada. Agora pretendo voltar à Alte Schönhauser Strasse, mas no lado das lojas. Claro, vou fazer outro caminho até chegar ao ponto em que comecei o passeio na rua, assim vejo coisas novas.

042 043 044 047 048 050

Pronto, a foto acima mostra que estou nas lojas da Alte Schönhauser Strasse. Ah, depois vem a Neue Schönhauser Strasse, um lugar ainda mais refinado.

Tudo bem, lojas e lojas, mas nada que merecesse uma foto. Entro então na Rosenthaler Strasse 39 e um lugar chama minha atenção.

051053

Mal fazia eu ideia de que aqui ficava o Museu Anne Frank e que o lugar seria tão … descolado!

054055057056 058 059

Só agora vou para o terceiro ponto indicado pelo City Walk Berlin, o complexo Hackesche Höfe, bem ao lado do Museu Anne Frank.

Hackesche Höfe é um um conjunto de oito pátios interligados, construído na primeira década do século XX, totalmente restaurado e revitalizado após a reunificação alemã. Construído em 1901, hoje abriga lojas, restaurantes, cinemas, teatro e apartamentos residenciais.

060

É um belíssimo exemplo da arquitetura Art Nouveau, segundo a Wikipedia, e chama a atenção porque cada um de seus pátios tem uma decoração diferente. Vamos entrar!

061 062063 064 065 066 067 068069071070

Merece mais uma foto do lado de fora, esta é um dos vários acessos.

072

Já que estou na região, vamos fotografar algumas coisas por aqui.

079 082

O nome aqui é Hackesch Markt, um local belíssimo com lojas, restaurantes e bem ao lado da estação de trem Berlin Hackesch Markt.

074

Não sei porque, mas gostei muito deste lugar. Talvez seja pelo espaço, pelas lojas, pelas pessoas…

075 077

Ou talvez pelo Curry 61, que o TripAdvisor aponta como um dos melhores cachorros-quentes de Berlim. Segundo visitantes e também berlinenses. Tenho que experimentar um!

083

Bem, vendo as opções e lembrando que ontem comi salsichas, fiquei com vontade de comer uma das coisas que os alemães gostam muito, uma boulette.

084

boulette nada mais é do que uma espécie de almôndega amassada, ou poderia chamar de um hamburgão berlinense. Vai carne de vaca e de porco misturadas e bastante tempero, achei uma delícia!

Enquanto como, aprecio a região.

085 086 090089

A última foto acima à direita mostra um hospital, St. Hedwig-Krankenhaus. O prédio é tão bonito e imponente que quase entrei. Mas é um hospital, achei melhor resistir à tentação.

Estou agora em frente a uma nova indicação do City Walks Berlin, uma igreja, Sophienkirche. Nessa eu quero entrar.

091 092

Para minha felicidade, uma pessoa estava estudando órgão. Olha ele tocando lá em cima, veja também que beleza de instrumento.

096

A igreja é bem bonita, tanto por dentro …

099

… quanto por fora.

100

City Walks Berlin sugere mais um ponto, Clärchens Ballhaus.

104

É uma das antigas casas de dança de Berlin, época de 1920. Restaurada depois da guerra, hoje tem café e oferece aulas de dança. Hoje à noite tem aula de cha-cha-cha, mas este ritmo eu já sei (rs).

105

Esta é uma rua de galerias, artes, cinemas e assuntos afins. Vou entrar em uma delas, a Kunst-Werke, também uma sugestão do City Walks Berlin.

111106 107

Bonito espaço, assim como bonita é a rua em si, Auguststrasse.

109 110  112

Já entrei em uma galeira agora há pouco por indicação do City Walks Berlin, agora vou entrar por minha indicação. Há uma aqui que me chamou a atenção, como será lá dentro?

118

A casa tem um belo de um jardim atrás, vejo da janela.

113 116

Se o térreo já é assim, lá em cima deve valer mais ainda a pena. Embora tenha um elevador daqueles mais do que antigos, de porta de ferro tipo sanfona, prefiro subir a escada. Terei assim a chance de ver com calma cada andar.

No primeiro andar cumprimento este simpático guarda, não há nada que me chama a atenção e continuo subindo.

114 115

Embora as mostras nas galerias sejam interessantes, não tenho paciência para isso. Eu gosto mesmo é de andar e ver os prédios. Vou descer novamente.

E aí percebo o vexame que passei. Pois é, o guarda ainda estava lá na mesma posição. Não é gente, é cera. Que mico! (rs) Mas que parece real, parece. Veja só o rosto dele!

117

Ainda bem que o pessoal lá dentro está entretido, ninguém me viu. Melhor embora continuar o passeio e ver os prédios lá fora.

120 121

City Walks Berlin indica agora uma fábrica de chocolate, bonbonmacherei. Demorei para achar, fica meio escondido, mas achei.

122

Só que a fábrica não funciona às 3as. feiras, dia de minha visita. Como é que eu iria saber? Vamos em frente.

City Walks Berlin indica agora a Neue Synagoge, uma sinagoga da comunidade judaica de Berlin construída entre 1859 a 1866 na Oranienburger Strasse. Embora tenha sido usada como depósito em épocas de guera, hoje é uma sinagoga em pleno uso.

O problema é o medo que todos têm aqui de atentados, principalmente em comunidades judaicas, então há uma barreira policial bem em frente. Não dá para chegar perto, a não ser para frequentar mesmo a sinagoga.

125 124128126

O último ponto indicado pelo City Walks Berlin é o Monbijoupark.

129

Já vi que vou gostar, mas um prédio em reforma bem ao lado também chamou minha atenção.

132131 133

Até pesquisei o que deveria ter sido aqui antes, mas não encontrei. Não importa, o resultado promete. O alto do cartaz acima fala Tradition mit Zukunft, ou Tradição com futuro. É, certamente vai ficar impressionante.

De volta ao Monbijoupark.

135 137136

Este parque fica do lado do Rio Spree, as duas fotos abaixo me lembram demais outras que tirei do Sena ao lado do Louvre. É muito, muito parecido!

141 150

Eu não sabia, mas Berlim também tem praia, Strandbarmitte. É, eles chamam de praia este trecho ao lado do rio. Há bares, mesas, parece que tudo aqui é festa na época de verão.

155

Agora que já passei por todos os pontos indicados pelo City Walks Berlin, vou voltar para uma espécie de ruína que vi bem longe. No caminho, passo por trás deste imóvel que está sendo reformado, quero ver se tenho alguma pista sobre o que era ali antes.

157

Nem ideia! Vamos em frente!

Passo por outra igreja, mas já está tarde e prefiro não entrar.

158

Chego na Oranienburger Strasse, aparentemente uma rua normal.

160

Mas do outro lado um dos lugares que ainda não foram reconstruídos, a sensação de destruição é grande. E triste!

169

City Walks Berlin informa o nome daqui, Kunsthaus Thacheles. Este é um antigo quarteirão judeu, este prédio era um antigo supermercado que atendia a região. Também já foi uma prisão nazista. Após a queda do Muro, artistas vieram para cá e o chamaram de Thacheles, que em Yiddish significa algo como falar abertamente. Infelizmente agora o local parece não funcionar mais.

Ao lado, uma barata enorme…

171

Perguntei à Gaby, dona da casa em que estou, o que significa esta frase abaixo desta barata assustadora que sai da parede. Ela disse que a tradução é bem difícil, e olha que ela é tradutora aqui em Berlin. Em linhas gerais, a frase remete a uma música muito conhecida na Alemanha e faz algum trocadilho com a palavra wanzen tanzen, tudo para dizer que o governo continua espionando tudo – com muro ou sem muro. Uau!

Vamos olhar um pouco mais o local.

172

Pelas colunas, dá ver como era imponente este local.

173 175

Do outro lado da rua, bem em frente, tudo já foi devidamente reconstruído. A diferença é gritante.

176

Talvez este local tenha sido originalmente o Oranienburger TorPortão de Oranienburger, já que este é o nome da estação de metrô aqui, U-Bahnhof Oranienburger Tor.

180

Bom, dá tempo de uma última visita hoje. Estive na Alexanderplatz em um domingo, estava tudo fechado. Quero ver se vejo pelo menos um dos centros comerciais que estão por lá.

É perto, vou de bonde, assim vejo a paisagem. Olha que legal a sequência de fotos abaixo: na primeira o Google Maps mostra em azul o trecho que tenho que percorrer em 14 minutos usando a linha M5 de bonde.

183

A segunda foto ainda é o Google Maps detalhando o caminho – são 5 pontos e 8 minutos de viagem dentro do bonde, mais 2 minutos a pé até chegar ao bonde e por fim 4 minutos a pé até a Alexanderplatz.

182

Para ter certeza de que estou no lugar certo, a terceira foto mostra o ponto de transporte público indicando que a linha M5 do bonde passa ali mesmo. Assim fica fácil, tudo funciona!

181

Escolho para ver o centro comercial, ou shopping, Alexa. Os comentários que li dizem ser um grande local de lojas, mas com fachada de cor discutível (rs).

185 186 187 188

Olha aí, Ci, aqui também tem Pandora. Até fotografo a vitrine para você ver se as jóias são iguais à que a loja oferece no Brasil.

189 190

O shopping Alexa é de fato muito bonito. E enorme!

191

Aproveito a praça de alimentação para saborear um tradicional prato chinês.

192

Na saída do shopping, mais um centro de lojas, este abaixo da ponte por onde passa o trem.

193

Hora de ir para casa. Termino com o mapa de lugares visitados. Até mais!

MapaAbril19

4 pensou em “Abril, 19 (4/28) – Volksbühne, KulturBrauerei, Hackesche Höfe, Curry 61, Alexa

  1. Nossa, quanta coisa bonita…
    Você falando com o guarda de cera…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs …que coisa…rsrsrsrs… O guarda parece o José Vasconcelos …rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…
    Gostei de ver Belim sem a reconstrução, muito triste! Você não entrou no museu da Anne Frank?
    Continue caminhando e bom passeio!
    Küsse

    1. Ci, é verdade, ele parece mesmo o José Vasconcelos. Não tive vontade de entrar no museu, eu não gosto muito. Preferi investir o tempo vendo todas aquelas paredes grafitadas. Um show!

  2. Até pra mico, Berlim é charmoso.!!!!! Se não tivesse contado ninguém perceberia…
    Tudo muito imponente e surpreendente. Parece que atrás de uma porta tem sempre um monte de coisas inimagináveis. É isso ????!!!! Até amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *