Abril, 20 (5/28) – Berliner Unterwelten, Volkspark Humboldthain, Märkisches Viertel

035Rua em Pankow, bairro arborizado distante do centro de Berlim

Enquanto jantava ontem, conferi em um aplicativo com o singelo nome Berlin os lugares para visitar. São 409 pontos na lista, fiquei curioso com o Berliner Unterwelten, um passeio pelo mundo subterrâneo de Berlim. Minha esposa Cecília tem verdadeira paixão por este assunto, é para lá que vou hoje em homenagem a ela.

Demorei porque a estação de trem e metrô Gesundbrunnen é tão grande que eu não conseguia achar a saída. Dá para acreditar nisso? E eu sou turrão, não queria perguntar, acabei achando depois de uns 10 minutos (rs).

Os ingressos são vendidos ao lado de uma das saídas da estação, felizmente foi por onde saí.

001

São cinco passeios diferentes, escolhi um chamado Dark Worlds. Acredito que o dark aqui seja um jogo de palavras, já que devo ver locais escuros de uma época sombria.

São duas saídas próximas ao horário em que cheguei, 11h e 13h. São exatamente 11h02 agora, o grupo acabou de sair, terei que esperar a próxima turma. Longe de ser um problema, esta é uma oportunidade para explorar a região. Bem em frente está o Volkspark Humboldthain. Consulto o TripAdvisor e vejo que há alguns pontos interessantes no parque. Vamos lá.

002003

Estava achando que seria um parque simples, talvez grande, mas sem algo que chamasse muito a atenção. Ainda bem que o TripAdvisor me levou para uma área chamada Rosengarten. Que beleza!

004 006

Só aqui já valeu a visita, mas vamos continuar. Agora há uma torre, Flakturm, a ver. Deve ser interessante, o Tradutor do Google fala que flak significa antiaérea, deve ser uma torre de proteção contra ataques aéreos na época da guerra. Pesquiso na Wikipedia e vejo que estas torres foram construídas por Hitler após um ataque de 29 bombardeiros britânicos em agosto de 1940.

Flakturm

Esta foto não é minha, peguei agora em www.berliner-unterwelten.de (site do grupo que conduzirá o passeio que farei daqui a pouco) para ter uma visão global da torre. Elas sempre eram construídas em pares.

Se é torre, tem escada.

008

No alto da torre, uma escultura que não consigo entender…

010

… e uma bela visão da região …

012 013

… inclusive daquele lindo jardim de rosas.

014

Olha só um belo exemplo de trabalho bem feito. As árvores aqui no Humboldtpark são etiquetadas.

015

Em todas as minhas viagens anteriores sempre encontrei um esquilo. Não havia encontrado nenhum … até agora!

018

TripAdvisor indica agora uma visita ao Gesund Brunnen Center, o shopping aqui da região. Acho que esta viagem está com muitos shoppings, mas ainda falta uns 50 minutos para meu Dark Worlds começar, tenho tempo.

020

Em Berlim é muito comum ver os shoppings integrados às estações de trem e metrô, é o caso deste aqui também.

021 022

Como eu imaginava, é um belo de um shopping.

024

Olha o tamanho da livraria…

025

… e da loja de eletrônicos.

028

Uma última foto antes de sair.

027

Lembro que antes de entrar havia visto um lugar com muita gente almoçando, faltam 25 minutos para o passeio, dá tempo de comer uma …

029

Currywurst. Ora, que mais comer aqui senão o prato predileto dos alemães?

——————-

Eu já sabia que fotos no passeio seriam proibidas. E foram mesmo! Já estou do lado de fora, o tour foi uma bela de uma aula de história dentro de um bunker, os abrigos oferecidos à população quando havia ataques aéreos.

A simpática e falante guia, com uma das mais belas pronúncias de inglês que vi até agora, explicou com muita paixão como as pessoas ficavam aqui, suas angústias, seus problemas. Falou até sobre a tinta fosforescente das paredes, que proporcionavam claridade na falta de energia elétrica.

Já que a entidade que promove o passeio não permite foto – direitos autorais, argumentam eles – entrei em seu site e trouxe algumas só para termos um registro visual do interior deste bunker que visitei.

Subterraneo1

Subterraneo2

Subterraneo3

Uma curiosidade, na verdade um fato que me deixou contente. Estudei alemão antes de vir para cá, estudei um ano inteiro, todo santo dia! Mas confesso que está difícil conversar, embora eu consiga entender algumas palavras importantes quando estão escritas.

Então, logo no início da visita ao bunker havia uma placa da época em que as pessoas ficavam abrigadas, estava escrito “Rauche verbonten“. Como o passeio foi em inglês, praticamente ninguém entendia alemão, por isso ela perguntou como estava nosso alemão e se alguém sabia o que significava a placa. Ninguém…só eu! Respondi em voz alta:

– Proibido fumar.

Fui elogiado (rs).

Chega de lembranças, vamos andar. Vou aproveitar que estou nesta região de Berlim e visitar um hotel em que quase fiquei. É mais curiosidade, quero saber caso no futuro eu queira ficar em hotel.

031

Nossa, belo hotel, é Businesshotel. Aparentemente novo, parece muito bom. Para quem quiser, fica na Pasewalker Str. 97, Pankow. Ver este hotel me faz lembrar de minha amiga Biba, que não se conforma por eu ficar em casa de pessoas, ela disse que nunca trocaria o conforto de um hotel por uma casa. Aqui na frente agora fico pensando nas palavras dela, se bem que a casa em que estou está muito boa (rs).

Já que estou nesta região, vou agora mais longe ainda. Quando estava na Fernsehturm vi uma imagem lá do alto, junto com um texto explicativo, sobre Märkisches Viertel. É uma região satélite no distrito de Reinickendorf, relativamente nova, com mais de 17.000 apartamentos e casas. Deve valer a visita.

Enquanto o ônibus não chega, aproveito a vista da região.

035 037 039

Que bom, é um ônibus de dois andares, a visão é privilegiada lá de cima.

040045

Cheguei em Märkisches Viertel. E já estou contente com o que vejo.

047 054

Tem até arara no teto.

057

Achava que fosse mais um shopping comum, mas este é totalmente integrado com a rua. Há vários pontos ao ar livre, com ligação direta às calçadas da região.

058 059

Quando esta área foi projetada, acredito que todo o cuidado urbanístico foi tomado. A região em volta do shopping mostra bem isso. Veja as placas indicativas bem feitas.

064063 066

Este lago fica a uns 400 metros do shopping. Andando em direção oposta, mais verde e mais outro lago.

069 071

De volta ao shopping, agora por outro acesso.

072

Quando entrei aqui a primeira vez, vi muita gente apreciando pizza em pedaços. Vou lá.

073

Pizza de calabresa e pimentão. Agora com fome saciada, vou terminar a visita aqui olhando um pouco mais a quadra ao lado do shoppping.

074

Esta foto acima é da Fontane-Haus em Märkischen Viertel. Pelo que consegui entender, é um local com atividades sociais, shows, atendimento médico, alimentação e demais serviços para a comunidade. Muito civilizado!

Estou pronto para voltar, vejo que há um ônibus direto daqui – e olha que estou longe – até a casa em que estou. Melhor, o ônibus também é de dois andares. Serão 40 minutos de privilégio andando por Berlim.

076078 080 088 091 094101097 099

Desço do ônibus um ponto antes, assim tenho a chance de conhecer melhor a Müllerstrasse, uma grande avenida a duas quadras da casa em que estou. Depois de andar um pouco, entro à esquerda uma quadra antes e vejo alguns prédios diferentes. Vale a foto.

103

Na rua em que estou, Turiner Strasse, também há prédios bonitos.

105

Estou quase chegando em casa, vejo um parque bem ao lado. Eu não sabia, que bom!

108

Vou entrar.

109

Xi, que fora, não é parque, é cemitério. Melhor ir embora correndo!

Finamente em casa. Não havia mostrado meu quarto ainda, é bem confortável e espaçoso.

110 111

Com um quarto assim, nem sinto falta daquele hotel que mostrei no início do post. Até o próximo.

Ah, hoje o mapa de encerramento do blog está um pouco diferente, mostro apenas alguns poucos pontos deslocados do centro de Berlim, já que fui longe em meu passeio :-).

MapaAbril20

4 pensou em “Abril, 20 (5/28) – Berliner Unterwelten, Volkspark Humboldthain, Märkisches Viertel

  1. Lindas ruas,largas ,limpas, sem tumulto de gente…
    Pena que as fotos do subterrâneo não foram do jeito que eu queria…
    Os prédios cam sacadinha, que lindinho!!
    O hotel é bonitinho, seu quarto também é bom, mas…
    Gute kalte Nacht und Küsse !❤️

    1. É, Ci, eu sei que você preferiria ficar em um hotel se estivesse aqui. Não se preocupe, ainda voltarei à Berlim com você, e em um hotel. Ah, você está caprichando cada vez mais no alemão, hein?!? (rs)

  2. Melhor descansar. Confundindo cemitério com parque é puro cansaço. (rsrsrsrsrs)
    Bons sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *