Maio, 08 (23/28) – Reichstag ou Bundestag? E ainda uma caminhada imperdível nas margens do Rio Spree em um domingo!

240
Rio Spree e os prédios impressionantes que formam o Bundestag

Uma visita obrigatória em Berlim é o Reichstag – ou será que é Bundestag? – o parlamento alemão. Já passei por lá várias e não entrei. A razão é simples, é preciso agendar a visita. Para agendar, você fica em uma fila que dura umas duas horas em média, ou faz tudo pela internet. Foi o que fiz, a visita é hoje às 13h30.

Mal posso esperar, acabei de chegar agora na Haupftbahnhof – aquela estação central maravilhosa que descrevi em um post há alguns dias – e vou caminhar agora até o Reichstag. O Google Maps informa que o tempo é de apenas 30 minutos de caminhada, é o ideal para esta manhã ensolarada de domingo.

A estação é mesmo muito imponente, eu a fotografei outro dia de um lado, hoje fotografo do outro.

004

Este lado da estação fica às margens do Rio Spree e é uma das mais belas cenas que já vi até agora em Berlim.

007 008010009

Como mostrou esta última foto, manhã de sol é motivo de festa por aqui. Já está todo mundo deitado ao lado do rio. E tomando uma cerveja, claro! Eu aproveito para a primeira selfie do dia.

011013

Não resisti a mais uma foto da Hauptbahnhof, agora mais de longe para ter uma ideia melhor ainda de seu tamanho.

Este lado da estação é mais um parque, Spreebogen Park. Ainda tenho tempo, vou andar mais por aqui.

Esta ponte mais antiga, Moltkebrücke, é uma continuação da Willy-Brandt-Strasse, certamente vale uma foto. Ou várias!

015 021016 022017026 027 019 020024

Ah, olha só este cachorrinho andando aqui, é muito parecido com a Victória. O tamanho, o pelo preto e o peito branco são muito parecidos.

030

Melhor ir agora em direção ao Reichstag, o tempo está passando e minha visita tem hora marcada.

Não consigo resistir às fotos de lugares marcantes, olha só a fachada destes prédios.

034

Preciso saber pelo menos o nome. O Google Maps indica Bundeskanzleramt, o Google Tradutor mostra em português Chancelaria Federal. É, parece que é um órgão federal.

033

Assim como este a seguir, que o Google Maps aponta como Paul-Löbe-Haus.

035 039

Não só os prédios são lindos, mas também os jardins e as ruas em volta.

036 037039

Lá na frente o Reichstag. E a praça à frente é a Platz der Republik.

041

Há uma estação de metrô aqui, Bundestag, será que é bonita? Vou descer e ver.

042045

Até que não! Pelo contrário, é uma imensa estação moderna, o concreto prevalece.

O que mais me impressionou foi a propaganda da BVG, o órgão que administra o transporte público. Traduzindo rapidamente, o texto pergunta Você sabia que em Berlim a distância entre um ponto de ônibus, uma estação de metrô ou uma estação de trem não passa de 500 metros ? 

046

Pois é, isso é que é transporte público!

Estou chegando cada vez mais perto do Reichstag. O coração bate mais forte, os olhos satisfeito com a visão (poética esta frase..).

043

Ainda bem que fiz minha reserva pela internet, olha a fila de quem deixou para resolver aqui. Você fica na fila para agendar a visita provavelmente para 4 ou 5 mais tarde. O Reichstag fica aberto até meia-noite.

049

Enquanto a hora da visita não chegou, vou registrar o prédio.

054 057053059

Eu estava na frente do prédio, agora vou para a lateral que fica na margem do Rio Spree.

062 065066

A rua aqui – como era de se esperar – também é muito bonita.

063

Olha só, um totem na rua que explica todos estes prédios. Todos aqueles monstros de beleza que mostrei até agora, Bundeskanzleramt e Paul-Löbe-Haus, juntam-se ao Marie-Elisabeth-Lüders-HausJakob-Kaiser-Haus como prédios ligados ao governo. Ah, agora estou entendendo melhor.

067 068

Deste ponto em que estou, um outro ângulo do Reichstag.

079

E estas pessoas na escada, o que estão olhando? Ah, eles têm razão, veja só.

069

Preciso aparecer na foto.

076070

Há um outro totem aqui com informações históricas, é que bem neste ponto passava o Muro de Berlim. A foto histórica do alto mostra.

088

E agora uma foto histórica bem nesta parte do fundo do Reichstag.

082

Muro corta o Rio Spree, até colocaram uma grade neste ponto. Só que no início o rio estava livre, muitas pessoas pulavam aqui para atravessar do leste para o oeste. A polícia não perdoava, mas atirava e matava. As cruzes colocadas na época lembram as pessoas mortas.

086

Nossa, que coisa!

Hoje atrás do Reichstag o clima é de paz e tranquilidade.

072

Bom, chegou o momento da visita. Vamos entrar!

092 093

O prédio tem esta aparência antiga por fora, por dentro é todo moderno.

098

Para não perder os registros históricos, alguns pontos preservam o prédio da época da guerra.

104102

A foto anterior mostra uma parte preservada do teto, as seguintes mostram paredes rabiscadas pelos russos que estavam aqui em maio de 1945.

101 099

A guia que nos acompanha, funcionária do Reichstag, diz que às vezes entre os turistas há parentes daqueles soldados russos e que choram muito quando passam aqui.

Esta outra parte mostra até os buracos de bala na parede.

105 107

Neste momento a guia tira uma dúvida de todos, Reichstag ou Bundestag? Ela falou que este é um assunto polêmico, alguns parlamentares defendem uma coisa, outros outra e a discussão nunca termina. Agora parece que o consenso é o seguinte: Reichstag, o prédio em que estamos, onde os parlamentares se reúnem para deliberar; Bundestag, é o conjunto de todos os prédios que estão por aqui, aqueles que fui mostrando enquanto chegava neste prédio em que estou agora.

Olha onde estamos neste momento, dá para ver a plaquinha? Pois é, o gabinete da Angela Merkel. Dizem que é tudo a maior informalidade, ela pode muito bem estar trabalhando na sala e sair, cumprimenta os turistas, tudo muito normal. Hoje ela não deve estar aqui, é domingo (rs).

108 111

A outra foto mostra algo inédito, a mesa da presença. Quando há votação no parlamento, os representantes do povo são obrigados a passar por aqui, pegar uma caneta – estão penduradas – e assinar presença. Que exemplo, não é?

Vamos continuar admirando o Reichstag.

110

Olha só que interessante a parede que está em nossa frente.

126

São caixas de metal, cada uma representa um membro do parlamento. Todos que já passaram por aqui têm uma caixa com seu nome. Agora não mais, a tradição foi interrompida, mas até há algum tempo todos eram aqui representados.

114 118

Viram a caixa da última foto? Otto von Bismarck.  Para quem não conhece – eu mesmo fui conferir na Wikipedia – Otto Eduard Leopold von Bismarck-Schönhausen foi um nobre, diplomata e político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX.

A próxima caixa tenho certeza de que é de conhecimento de todos. Dá para ver o nome que está na caixa do meio nesta última fileira?

HitlerReichstag

Pois é, nada menos do que Adolf Hitler. A guia fala que esta caixa é uma polêmica, alguns querem retirá-la, outros querem destruí-la – aliás, ela já foi destruída e refeita algumas vezes – mas resolveram deixar como um alerta. Até mesmo em democracias pessoas erradas podem ser eleitas, é a mensagem que a caixa passa agora.

Vamos continuar o passeio.

127

Praticamente todos os prédios que visitei em Berlim foram reconstruídos depois da guerra. Estamos em uma sala que mostra fotos históricas, esta é o lado oeste do Reichstag passando pela restauração.

128

Para passar de um prédio para o outro no Bundestag, há passagens subterrâneas. Uma passagem antiga foi preservada e está aqui exposta.

132

As fotos são muito interessantes. Vejo uma que mostra o Muro de Berlim

136

… e outra com o Reichstag destruído na época da guerra.

137

Que horrível!

Vamos entrar agora no plenário. Há três portas, uma mostrando a palavra Ja, outra Nein e mais uma Enthaltung.

139 141140

A guia pergunta se sabemos o que significa. Eu não sei, mas uma pessoa que está no grupo sabe, é para cada parlamentar votar. A guia então explica mais detalhadamente. Em geral, o presidente da mesa faz uma votação e sente se a maioria é contra ou a favor. Quando há dúvida, os parlamentares sem todos do parlamento e entram pela porta correspondente a seu voto. Há pessoas contando uma a uma. Peculiar!

Antes de entrarmos no parlamento, viro para trás e fotografo a Platz der Republik, onde estava há pouco.

142

É boa a sensação de estar aqui dentro!

144 147 149

As cadeiras, explica a guia, são arranjadas em blocos por partido. Todos os membros de um partido sentam juntos. A cada quatro anos a disposição tem que ser rearranjada, por conta das eleições.

Olhando para cima, vemos a famosa cúpula do Reichstag. Lá de cima as pessoas podem olhar os parlamentares trabalhando. É bem representativo, significa que o povo pode vigiar o parlamento o tempo todo.

145

Termina a visita guiada, a guia é até aplaudida. De fato, ela foi uma simpatia, pareceu falar com muito gosto e paixão. Ela agradece e informa que agora podemos visitar a cúpula e ficar o tempo que quisermos.

Oba!

Assim que saio do elevador, meu coração volta a bater forte novamente. Que lugar!

150 151 156

Há uma rampa caracol para subirmos mais ainda, claro que vou fazer isso. E fotografar! Primeiro a Haus der Kulturen der Welt, em que já estive e está em um dos posts.

157

A sempre presente Fernsehturm, aqui ao lado da Catedral e da Casa Vermelha.

162

Ah, este prédio alto na frente da torre é o International Trade Centre, o folheto que recebemos aqui em cima informa que nele estão 135 empresas de 15 países diferentes.

Estas duas torres gêmeas estão na Gendarmenmarkt, lugar em que também já estive.

165

Pronto, fotografei vários pontos. Aqui há um vidro que atrapalha as fotos, vou descer o caracol e fotografar lá embaixo. Embaixo é modo de dizer, porque ainda estarei no alto da cúpula.

167 171

Não falei que era alto? Olha só para baixo!

173 175

Fotografo deste nível novamente a Gendarmenmarkt e a Haus der Kulturen der Welt.

190193

Foi bom descer, estou prestando atenção em algo que não havia percebido lá em cima.

182

É o Portão de Brandemburgo, visto de cima. Que privilégio!

Vamos olhar um pouco mais em volta.

196 197 207206

Com esta visão, mais duas modestas fotos: uma com a cúpula ao fundo e outra com a Fernsehturm.

200204

Veja que coincidência. Lembra de uma foto histórica mostrando cruzes na margem do Rio Spree, aquelas que homenageavam pessoas que tentaram atravessar nadando e foram baleadas? Esta estátua está olhando exatamente para aquele ponto!

203

Este prédio que parece uma lona de circo (rs) é aquele sensacional complexo da Sony.

209

Uma olhada mais nas estátuas…

216 220221

… e nas bandeiras nas torres.

223224

Pronto! Resisti até para descer, mas já estava na hora. Estou novamente do lado de fora do Reichstag.

229

Foi uma ótima visita!

Antes de subir, fiquei encantado com a visão dos prédios mais modernos que formam o Bundestag. Vou passar por eles novamente, mas agora em outros pontos.

Esta ponte, por exemplo, que liga os prédios Paul-Löbe-Haus e Marie-Elisabeth-Lüders-Haus. Tenho que subir lá!

232 236237240 238

Já estou fora da ponte, os prédios continuam lindos. Neste aqui, por exemplo, há gente trabalhando (rs).

241

Sabe as cruzes  da foto histórica? Eu não havia percebido, elas estão aqui. Claro, são outras renovadas, a homenagem continua.

242 243

Eu também não tinha notado, e a guia lá no Reichstag tocou no assunto, exatamente aqui passava o Muro de Berlim. Tanto olhando para o Rio Spree quanto olhando para a parte de trás do Reichstag, podemos ver o local indicado.

244 245

Para que a foto ajude bastante, veja em uma ampliação do local do Muro.

246

Desde que cheguei aqui tenho vontade de andar na beira do Rio Spree. Consulto no Google Maps a distância até a Alexanderplatz, apenas 34 minutos. É hoje que mato esta minha vontade.

250 247

Olha só, bem ao lado do PaulLöbeHaus há um muro de vidro com um texto.

252

Chego perto para ver, são artigos como Todos tem do direito…”. Achei que fossem da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas meu pobre conhecimento do alemão não está ajudando. De qualquer forma, é muito bom ter este texto para que alemães e todos que falam a língua não se esqueçam.

251

Margens do Rio Spree em uma tarde ensolarada de domingo, uma festa de ponta a ponta.

257259255

Além da beleza natural do lugar, claro.

Vamos andando.

256260 261 262 264

Este agora é o Bodes-Museum, talvez aquele que eu tenha gostado mais. Não exatamente pela exposição, mas pelo prédio em si. É muito bonito por dentro…e por fora!

263

Eu não falei que era uma festa?

265 269

Que legal, já passei por este lugar em que todos estão dançando. No dia em que postei uma foto daqui, comentei que esta é uma das praias de Berlim. Mas aquele dia era meio da semana e estava bem frio, hoje consigo ver que realmente é uma praia.

Olha só as estátuas, parecem crianças vendo o rio.

275274270 272

Para terminar a caminhada, uma foto final da Catedral.

279

Meu último ponto programado para hoje é uma praça de alimentação de rua. Fica meio longe, mas acontece apenas aos domingos e este é o último desta viagem em Berlim. Procuro no Google Maps o caminho, aparece a mensagem Permanentemente fechado.

281

Bom, sendo assim, vou comer algo rapidamente por aqui e ir para casa descansar. Andei muito hoje. Até o próximo post.

Pontos visitados hoje
MapaMaioMenor

Pontos visitados em outros dias, próximos ao local de hojeMapaMaioMaior

2 pensou em “Maio, 08 (23/28) – Reichstag ou Bundestag? E ainda uma caminhada imperdível nas margens do Rio Spree em um domingo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *